Palestra no CER encerra ações da Campanha Janeiro Roxo
A iniciativa foi realizada com parceria do CEPT Adolfo Rohl
Uma palestra, realizada nesta sexta-feira (3), marcou o encerramento das ações da Campanha Janeiro Roxo, mês de alerta, prevenção e combate à hanseníase, promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação (CER-III), em parceria com o Centro Especializado em Patologias Tropicais (CEPT) Padre Adolfo Rohl.
A palestra de encerramento foi ministrada pelo fisioterapeuta do CEPT Adolfo Rohl, Gidione Luís dos Santos. Ela foi voltada aos servidores e pacientes atendidos pelo CER-III, destacando os riscos, diagnóstico e tratamento adequado contra a hanseníase.
Durante o mês de janeiro, a Prefeitura de Ji-Paraná intensificou os atendimentos dermatológicos com ênfase na investigação e diagnóstico de hanseníase. Pelas manhãs, são realizadas avaliações de manchas, consultas médicas específicas e ações educativas, voltadas à prevenção e combate à doença.
A hanseníase é uma patologia com baixo índice de mortalidade, porém é considerada altamente incapacitante. O paciente que contrai a doença e não inicia o tratamento precocemente, corre o risco de ter sequelas.
Os principais sinais são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com a alteração ou a perda da sensibilidade no local. Com isso, a pessoa com a patologia pode se queimar ou se cortar e não sentir, ter dificuldades para segurar objetos, além da diminuição da força muscular.
Padre Ângelo Cerri será pavimentada após estudo da Semplan
Programa Poeira Zero vai atender solicitação dos moradores
Semed renova parceria com Rede Conectando Saberes para o ano de 2023
1º seminário de Educação Sexual acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro
Humorista Gustavo Tubarão é diagnosticado com Transtorno Borderline
Psicanalista explica aspectos da doença e formas de tratamento
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook