Para Maia, denúncia contra Greenwald é uma ameaça à liberdade de imprensa

O jornalista foi denunciado na operação do MP que investiga invasões de celulares de autoridades

Fonte: Agência Câmara Notícias
Publicada em 22 de janeiro de 2020 às 12:25
Para Maia, denúncia contra Greenwald é uma ameaça à liberdade de imprensa

Rodrigo Maia: "Sem jornalismo livre não há democracia" - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o jornalista do site The Intercept, Glenn Greenwald. "A denúncia contra o jornalista é uma ameaça à liberdade de imprensa”, disse o presidente em sua rede social.

“Jornalismo não é crime. Sem jornalismo livre não há democracia”, acrescentou Maia.

Denúncia
Greenwald foi denunciado na operação do MP que investiga invasões de celulares de autoridades. Em 2019, ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, concedeu liminar determinando que Greenwald não fosse investigado.

De acordo com a denúncia, o jornalista é acusado de crime de associação criminosa e de interceptação telefônica, informática ou telemática, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. As investigações da Polícia Federal levaram à prisão de Walter Delgatti, que hackeou celulares de diversas autoridades. Delgatti afirmou que repassou o conteúdo das conversas para o jornalista.

Em junho do ano passado, o site The Intercept Brasil divulgou mensagens trocadas entre o hoje ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores, levantando suspeitas sobre a imparcialidade do então juiz em relação à Operação Lava Jato.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook