Parceria entre a Prefeitura e Unir estudará perdas de memória em pacientes pós-covid
Estudo envolverá questionário e servidores da Semusa
Um convênio viabiliza a utilização do cenário de práticas do município
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) busca estudar as sequelas causadas pela covid-19 na memória de pacientes de Porto Velho, sobretudo em servidores municipais da área da saúde.
A universidade possui um convênio com a pasta para poder utilizar o cenário de práticas do município.
A pesquisa, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), se propõe a entender se os servidores da Semusa tiveram sequelas pós-covid, envolvendo perdas da memória. O estudo partiu de um residente do curso de saúde.
“Nosso primeiro passo, junto a Semusa, é entender se, de fato, esses pacientes tiveram um quadro de perda de memória, através de uma testagem psicológica. O objetivo é explicar se há uma relação nisso”.
A expectativa é de que a coleta ocorra até o mês de novembro. Para o município, os futuros dados podem nortear a Saúde do Trabalhador a fomentar políticas públicas desenvolvidas dentro da Semusa para o acolhimento e tratamento dos servidores acometidos por esta sequela.
“Pesquisas sempre têm um peso significativo. Essa específica atende a uma necessidade do município em entender o cenário pós-covid. A Unir e Prefeitura acabam sendo parceiras importantes no processo de aprendizagem e de ocupação dos cenários de prática e projeto de pesquisa”, afirma Angelita Mendes, diretora da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP), da Semusa.
A pesquisa pode ser acessada e respondida no link.
UNIR faz 4ª chamada para matrículas de aprovados no PS 2022
Nesta nova chamada, que inclui aprovados por meio de notas do Enem e do Ensino Médio, o período de matrículas é entre o dia 23 de setembro e as 18h do dia 27 de setembro
Veja como ficaram as intenções de voto na 10ª. pesquisa para deputado federal em Rondônia
Com a abertura de três vagas (com a saída de Léo Moraes (Podemos), Jaqueline Cassol (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos), a corrida está acirrada entre os candidatos com a ascensão das novas lideranças
O DIA NA HISTÓRIA 26 DE SETEMBRO!
Em 1962 –Ao final do comício do candidato “pele-curta” Renato Clímaco Borralho de Medeiros, no Bairro Olaria, uma caçamba da prefeitura invadiu a multidão causando ferimentos graves em muitos participantes e uma morte
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook