Passeio de litorina é inaugurado em Porto Velho
Um dos diferenciais do passeio é a disponibilidade de informações históricas aos visitantes.
Foi com uma grande festa que o prefeito Hildon Chaves e a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm) inauguraram, na manhã deste último domingo (9/6), o passeio de litorina. Para a solenidade, os ferroviários usaram uniformes semelhantes ao da época de origem do meio de transporte.
A Asfemm e a Prefeitura não mediram esforços para reativação do passeio que, inicialmente, percorrerá 2,3 quilômetros. Várias secretárias estiveram envolvidas neste processo, entre elas a Sema, Semdestur, Semusb, Semtran, Emdur e Funcultural.
Foram realizadas a limpeza dos trilhos e a restauração do estacionamento, a instalação de placas de sinalização e construída a estação com paisagismo. Parte do trabalho foi executada pelos ferroviários e reeducandos cedidos pelo governo do estado. Em breve, o percurso deverá ser ampliado para 5 quilômetros, compreendendo o trecho da Igreja de Santo Antônio e a Candelária.
“Foram gastos aproximadamente R$ 200 mil, pois houve um empenho de todas as secretarias para que isso acontecesse. A retomada do passeio, a ocupação do Prédio do Relógio, tudo isso faz parte do nosso projeto de resgatar o centro histórico”, disse o prefeito.
Um dos diferenciais do passeio é a disponibilidade de informações históricas aos visitantes. Um painel com QR Code foi instalado na estação, onde o cidadão que portar o aplicativo de leitura no celular, poderá obter informações sobre a origem, utilidade, entre outras informações da história do meio de transporte. Neste primeiro momento, os dados estarão em português, mas a proposta é de, no máximo em 15 dias, disponibilizar as informações também em inglês e espanhol.
O passeio com capacidade de 14 passageiros vai funcionar de sexta a domingo e feriados, com uma taxa simbólica de R$ 5,00 recolhida pela Asfemm para custear a manutenção dos serviços. “No dia 10 de julho, faria 49 anos que essa litorina estava parada, então é um orgulho, meu e de todos os ferroviários que nos ajudaram. Nós trabalhamos pelo amor, pelo carinho, por essa máquina laranja”, comemorou José Bispo, presidente da Asfemm.
Com mais de 100 anos de existência, litorina volta a andar nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
O passeio de 15 minutos percorrendo os trilhos da igreja Santo Antônio até o casarão, leva o visitante a uma imersão na história.
Tudo Aqui vai vai emitir documentos no Baixo-Madeira a partir desta terça-feira na Operação Justiça Rápida
A ação do Judiciário e parceiros tem por objetivo levar aos cidadãos resultados imediatos, promovendo a paz social nas comunidades com a solução de conflitos, por meio das conciliações, emissão de documentos, entre outros procedimentos.
Nota de Pesar
Neste momento de perda, magistrados e servidores do Tribunal de Justiça se solidarizam com familiares e amigos, prestando-lhes condolências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook