Moro fora do ministério. Lula fora da cadeia

Pois a série de reportagens iniciada ontem, baseada tão somente em interceptações, repassadas ao site por uma "Garganta Profunda" já circula em todos os países alcançados pela publicação internacional.

Alex Solnik/Brasil 247
Publicada em 10 de junho de 2019 às 09:59
Moro fora do ministério. Lula fora da cadeia

O escândalo que começou a ser revelado pelo The Intercept é uma bomba H que vai causar muitos estragos (talvez irreversíveis) em biografias até agora imaculadas. A imagem de Sérgio Moro, já maculada quando aceitou ministério de Bolsonaro, a quem ajudou a eleger enquanto num cargo em que não poderia tê-lo feito, fica menor ainda e agora aos olhos do Brasil e do mundo. Pois a série de reportagens iniciada ontem, baseada tão somente em interceptações, repassadas ao site por uma "Garganta Profunda" já circula em todos os países alcançados pela publicação internacional.

The Intercept esclarece de início não se tratar da invasão do celular de Moro denunciada há alguns dias pelo ministro, mas de vasto material composto de várias mídias, recebido de fonte anônima há semanas com mensagens trocadas, dentre outros, pelo coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol e o juiz Sérgio Moro. Não há como suspeitar da veracidade das conversas. Nelas, Moro visivelmente ajuda Dallagnol a condenar Lula, traindo seu papel de juiz do caso. É uma atitude que o atinge, mesmo já estando fora do Judiciário. Pode ser condenado a perder a aposentadoria de que desfruta. Fica mais consistente a acusação da defesa de Lula que questiona a imparcialidade de Moro. Fica também mais nítida a suspeita de que atuou com motivação política para condenar o favorito nas eleições presidenciais e que a indicação ao ministério do vitorioso foi a recompensa por sua atuação. Ou seja: tanto sua posição como juiz quanto a de ministro não se sustentam mais.

A boa notícia é que o escândalo pode ajudar Lula a sair da cadeia mais rapidamente do que ele próprio esperava, porque a essa altura o STF não poderá concordar com a imparcialidade de Moro, o que levaria à nulidade do processo e consequente absolvição de Lula.

A outra boa notícia é que a Lava Jato, que estava moribunda desde o escândalo da Fundação bilionária, provada agora sua atuação política, deverá receber seu atestado de óbito.

Comentários

  • 1
    image
    Silvanio Domingos de Abreu 12/06/2019

    A cada dia fico mais abismado com a desinteligência de nosso povo. Hoje acordei com um senador com cara de menino birrento (Randolfe Rodrigues) falando em CPI sobre o Ministro Sérgio Moro. Nos filmes de faroeste era o xerife quem prendia os bandidos, mas aqui está ocorrendo o contrário. Somos todos coadjuvantes do nosso filme de faroeste, porém, à brasileira. Pior ainda, a mídia (que é a favor da corrupção e da desordem para vender suas notícias) não se cansa de colocar lenha na fogueira. Qualquer Zé Mané que ousa em falar asneiras se vê rodeado de inúmeros microfones e câmeras (é lógico, só vai para o povão aquelas falas que mais convém a esta mídia). A coisa começa a tomar contornos ainda piores quando vemos uma instituição como a OAB tomar partido a favor dos corruptos e desordeiros se escondendo por detrás de uma cortina de fumaça alegando-se como defensora da justiça para todos. É necessário pensarmos com prudência o momento pelo qual estamos passando e abrir os olhos do povão para as armadilhas dos insensatos que só querem usurpar a nação em busca do poder para se enriquecerem. É o que penso.

  • 2
    image
    Antonio Alves 11/06/2019

    Que país é este, onde um juiz se passa por legislador e executor. Em um país republicano sério. É pena capital, para juiz parcial.

  • 3
    image
    Ariovaldo 11/06/2019

    Essa matéria só pode ter sido escrito por um Petista inrustido, será que ainda não perceberam que Juiz Procuradores não são contra Partidos políticos e sim contra Bandidos Políticos.

  • 4
    image
    valsuy 11/06/2019

    juiz partidarista. nunca poderia ter julgado esse caso. torcendo pela liberdade do maior presidente(LULA) desse país. esse sim tem projeto pra desenvolver esse país.!!!!!!!!!

  • 5
    image
    Zaracla 11/06/2019

    Quem torce contra a LAVAJATO é bandido, simples assim. Interessante esse jornalista de araque do jornaleco nada tendencioso Brasil247 (2+4+7= 13), panfleto do José Dirceu. Aguardem que o melhor vem por aí.

  • 6
    image
    adonai 11/06/2019

    Quero dizer que agora a justiça pode e deve fazer justiça contra a Justiça assim esperamos.

  • 7
    image
    Ewerson Aragão 10/06/2019

    Como pode ter pessoas apoiando corruptos, ladrão de nossos suado impostos. Nós Brasileiros somos maior que a hipocrisia de certos jornalista, que tentar manchar o nome de pessoas de bem.

  • 8
    image
    L. James 10/06/2019

    Então quer dizer que uma conversa entre procuradores e juiz que, em momento algum trouxe prejuízo aos cofres públicos é mais grave que a roubalheira praticada por anos por políticos e diversas empresas?! ...roubalheira que impediu o acesso a direitos básicos como saúde, segurança e educação dos brasileiro, ao ponto de muitos terem perdido a vida por não terem tido acesso a esses direitos. A MÍDIA É PODRE quando inverte a importância dos fatos!

  • 9
    image
    kerly gomes 10/06/2019

    Impressionante como essa matéria parcial e unilateral condena a maior ação contra corrupção de todos os tempos, me sinto envergonhado em saber que tem gente contra a lava jato.

  • 10
    image
    altemir roque 10/06/2019

    Sendo verdade, cada um que pague pelos seus erros. Mas estranho é que a mensagem sublinhada do texto deixa claro que o autor adora uma impunidade. Posso até estar errado, mas para mim não há outra conclusãoquando autor diz por duas vezes "a boa notícia". Primeiro, lula tem culpa no cartório, independente do erro do juiz. Segundo, a lavo jato desnudou o gosto doce do pt pela corrupção. Ou seja, opiniões desse tipo nos dão a clareza de que nosso país será sempre a periferia do mundo.

  • 11
    image
    Carlson Lima 10/06/2019

    A casa esta caindo para o Moro e Deltan, a prisão do Lula é meramente política e tem idiotas que acham que isso é justiça. Isso se chama crime organizado dentro do judiciário pra quem não sabe

  • 12
    image
    Negro 10/06/2019

    Alex Solnik você anda fumando muita bosta de vaca! Cai na real seu lunático. Inversão total de valores nesse País mais corrupto do mundo! Quer dizer que o ladrão do Lula é inocente e deve ser solto? E que o Moro e os integrantes da Força tarefa é que são bandidos e que a operação tem que acabar? Me poupe com sua defecação oral.

  • 13
    image
    Evald 10/06/2019

    Quer dizer que o Lula e todos os seus ministros não roubaram nada das estatais Brasileiras?? os investigadores estavam delirando? Sem falar sobre a roubalheira de outros políticos aliados.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook