Pazuello admite ao STF que não tem seringas para vacinação
O Brasil não possui seringas suficientes para a vacinação inicial de Covid-19, ao contrário do que declarou Eduardo Pazuello na semana passada, admitiu o Ministério da Saúde nesta quarta-feira ao STF
Eduardo Pazuello, ministro da Saúde (Foto: Reprodução)
"Estima-se que há nos estados mais de 52 milhões de seringas e agulhas aptas para a realização da vacinação, enquanto a estratégia para os grupos listados estima quase 30 milhões de doses para o esquema vacinal completo de duas doses", disse o Ministério da Saúde, em documento assinado por Pazuello e enviado ao Supremo nesta quarta-feira (13).
O ministério afirmou que os números foram contabilizados a partir de e-mails enviados aos estados em 27 de novembro, e que "apenas" oito estados não terão seringas o bastante, informa a coluna de Guilherme Amado na Época.
"Verifica-se apenas que os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina não teriam estoque suficiente para suprir essa demanda inicial, caso houvesse a disponibilidade imediata das 30 milhões de doses", afirmou o Ministério, em uma tentativa de minimizar que mais de um terço dos estados ficarão impedidos de imunizar sua população a contento em uma pandemia que já matou 205 mil brasileiros.
Em outros momentos, o Ministro da Saúde tinha afirmado o oposto: "Senhoras e senhores, não existe falta de seringa", declarou Pazuello, durante um pronunciamento no Palácio do Planalto na semana passada, quando demonstrou irritação, atacou a imprensa e se recusou a responder perguntas dos repórteres.
Ainda segundo o documento endossado pelo general Pazuello, a pasta tem a "expectativa" de adquirir 40 milhões de seringas até o fim de janeiro.
Esse documento foi enviado ao gabinete de Ricardo Lewandowski, relator de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade.
Queda de lucro do FGTS pela metade confirma alertas de bancários da Caixa
“É evidente que as pessoas precisam ser assistidas; especialmente, em uma crise econômica como esta”, pontua o presidente da Fenae, Sergio Takemoto
LIVE: Quinta edição do Festival de Música Portal da Amazônia será realizada em Vilhena
O evento vai contar com 10 atrações musicais e acontece entre os dias 27 a 31 de janeiro.
Fiero participa de live para discutir integração comercial Brasil Bolívia
Este será o tema da live desta sexta-feira, 15, a partir das 19h (horário de Rondônia), através do canal do Youtube do Sebrae
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook