Pecuaristas aprovam a IABOI e destacam benefícios da nova ferramenta tecnológica para os produtores rurais
Gestão da propriedade e da produção ficará mais fácil e totalmente intuitiva. IABOI descomplica a gestão da atividade pecuária
Rondônia mais uma vez se destaca no cenário nacional e dessa vez o motivo é o emprego da tecnologia a favor do homem do campo. Na segunda-feira (25), foi lançada em Pimenta Bueno a IABOI, uma ferramenta tecnológica que usa a Inteligência Artificial para contribuir com a gestão da atividade pecuária, compilando dados de rebanho e manejo.
A nova ferramenta foi apresentada por Oberdan Ermita, idealizador do projeto, e Keynes Fernandes, proprietário da Dotum Software House, responsável por transformar a ideia em uma ferramenta real, prática e bastante útil.
O pecuarista Alexandre Foroni, que herdou dos pais a paixão pela pecuária, esteve presente durante a apresentação da IABOI e se mostrou empolgado com a nova ferramenta. Na visão do zootecnista e sócio do Grupo Nelore 3B, a IABOI surge para facilitar a vida dos produtores rurais, ajudando-os a organizar a propriedade e a produção.
“O que eu acho é que essa é uma maneira democrática e fácil para o produtor que queira saber a situação que ele está, em termos de produtividade e índices zootécnicos na propriedade, de conseguir essas informações sem nem ter que fazer as contas. Porque muitas vezes o produtor ele não consegue é fazer a conta: o índice de mortalidade, o GMD (Ganho de Peso Médio Diário, como é que eu faço essa conta?”, destaca o pecuarista.
É justamente para contribuir com a rotina diária dos produtores, com organização e estratégia, que a IABOI foi desenvolvida. A ferramenta organiza e interpreta os dados do rebanho e do manejo, utilizando a Inteligência Artificial para tornar a gestão pecuária mais simples, intuitiva e acessível.
“A IABOI é uma ferramenta que tem como propósito democratizar o acesso à tecnologia, aos conceitos e aos cálculos da pecuária, para fortalecer a tomada de decisão no campo. E tudo isso de maneira dinâmica, com o uso de Inteligência Artificial, por meio do WhatsApp. Em um bate-papo com a IA, o produtor rural vai conseguir manter em ordem toda a gestão da sua propriedade e da sua produção”, explica Oberdan Ermita.
A ideia foi muito bem aceita e a facilidade de uso da IABOI impressionou o público presente no lançamento da ferramenta, realizada na noite da última segunda-feira, na Associação Comercial e Industrial/ Câmara de Dirigentes Lojistas de Pimenta Bueno (ACIPB/CDL)
“Sobre o seu rebanho, o produtor sabe quando ele compra, quando ele vende, quando morre, quando ele pesa. Então se ele tiver disciplina de passar essas quatro informações periodicamente, na frequência que acontece, para a ferramenta IABOI, ele vai extrair dela as informações de mortalidade, percentual de mortalidade, arroba por hectare, lotação, que meios que ele produziu mais, que meios que produziu menos. Então, assim, ele sempre vai ter um histórico de como tá a propriedade dele”, admira-se o pecuarista Alexandre Foroni.
Ou seja, com todas essas informações em mãos, com análise de dados feita pela própria Inteligência Artificial, o pecuarista vai conseguir tomar decisões mais acertadas e direcionar melhor a sua atividade em busca de resultados mais promissores.
“Com essas informações, o produtor vai poder parar e pensar: o meu índice de mortalidade tá alto? O que que eu tenho que fazer pra baixar? Minha produção tá alta já? Ou dá para ir mais além? Consigo produzir mais? Quem tá produzindo mais que eu, pra eu poder visitar, entender e buscar melhorar? Ou seja, o produtor vai ter as informações mastigadas: você tá produzindo X arroba por hectare, sua mortalidade tá tal, teu rebanho hoje é tal, informações que hoje muita gente não tem”, salienta o zootecnista e sócio do Grupo Nelore 3B.
Inspirada na revolução digital, que tornou diversos serviços acessíveis a milhões de brasileiros, a IABOI aplica o mesmo princípio à pecuária. “Ao registrar dados como compras, vendas, nascimentos, perdas por morte, desmame, alimentação, peso dos animais, troca de pasto, o produtor permite à Inteligência Artificial elaborar relatórios completos, calcular indicadores e até mesmo explicar os números registrados e a evolução da atividade em sua propriedade. E tudo isso, de forma simples, diretamente por meio do WhatsApp, como se fosse um bate-papo informal”, garante Keynes Fernandes, CEO da Dotum, empresa responsável por desenvolver a nova ferramenta de gestão pecuária.
Dicas para conservar alimentos já preparados por mais tempo
Aprenda técnicas simples e eficazes para manter suas refeições frescas e saborosas por mais tempo
Analistas tributários são homenageados na Sefin de Porto Velho
Os servidores agradeceram o reconhecimento e se comprometeram em manter o bom desempenho nas rotinas diárias, além disso, expuseram as necessidades para que os bons resultados continuem aparecendo
AGU recupera quase R$ 1 milhão de servidor que abandonou o cargo
Funcionário do Incra recebeu sem trabalhar por mais de sete anos. Vitória da autarquia reforça a tese de imprescritibilidade de ressarcimento ao erário




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook