Pedido de impeachment do governador avança na ALE, que ameaça abrir processo contra secretários estaduais. ASSISTA

O presidente da Assembleia já encaminhou a questão para o departamento Jurídico daquele Poder, que prepara estudos para orientar as decisões que serão tomadas contra os secretários estaduais que se negam a responder aos pedidos de informação e tratam as solicitações com desdém.

TUDORONDONIA
Publicada em 22 de abril de 2019 às 11:27
Pedido de impeachment do governador avança na ALE, que ameaça abrir processo contra secretários estaduais. ASSISTA

Laerte Gomes, presidente da Assembleia Legilativa de Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes, informou, durante sessão plenária realizada na semana passada, que o pedido de impeachment contra o governador Marcos Rocha (PSL) está avançando no Legislativo e, inclusive, já foi despachado e encaminhado para a Secretaria legislativa, seguindo o trâmite legal.

Respondendo a uma reclamação do deputado estadual Jair Montes, sobre o descaso de secretários estaduais com os pedidos de informações aprovados em plenário, Laerte Gomes foi enfático: todos os que estão descumprindo estes pedidos vão responder por crime de responsabilidade.

O presidente da Assembleia já encaminhou a questão para o departamento Jurídico daquele Poder, que prepara estudos para orientar as decisões que serão tomadas contra os secretários estaduais que se negam a responder aos pedidos de informação e tratam as solicitações com desdém.

IMPEACHMENT

O   governador Marcos Rocha (PSL) completou três meses à frente do Executivo Estadual e já enfrenta um pedido de impeachment (impedimento) protocolado na Assembleia Legislativa de Rondônia pelo advogado Caetano Vendiamiatti Neto, do município de Vilhena.

Na denúncia com pedido de providências apresentada na Assembleia contra Marcos Rocha, o advogado sustenta que o governador violou artigo da Constituição Estadual ao promover 16 nomeações de presidentes e dirigentes de autarquias e fundações do Estado sem que os nomes tenham sido aprovados pelo Legislativo, como preceitua a Constituição rondoniense.

Segundo o advogado, as nomeações teriam de ser aprovadas pela maioria dos membros do legislativo estadual.

Os cargos são de presidentes e dirigentes da AGERO – Agência de Regulação de Serviços; Agevisa – Agência de Vigilância em Saúde; Caerd, Companhia de Mineração de Rondônia, DER, Detran, Emater, Fapero – Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas ; Fhemeron – Fundação de Hematologia e Hemoterapia; Soph – Sociedade de Portos e Hidrovias; Idaron, Ipem, Jucer, Rongás e Cetas.

Além de tentar enquadrar o governador Marcos Rocha em crime de responsabilidade, o advogado pede, na sua denúncia, que as nomeações sejam sustadas, tornando-se nulos todos os atos, e o chefe do Executivo afastado imediatamente do cargo.

Citando as constituições estadual e federal, Caetano Neto, pede, ainda, que ao acolher sua denúncia, a Assembleia Legislativa afaste imediatamente o governador do cargo por crime de responsabilidade. 

Comentários

  • 1
    image
    Dinorar 23/04/2019

    Boa noite a todos o deputados que estão envolvidos neste processo mas fica meu repúdio qual o motivo de querer o afastamento do nosso gonvernador? Ele só tem 100 dias e muitos de vocês já estão ai a 2 e 3 mandatos o que fizeram até o momento? Serar que todos foram eleitos para estarem unidos pra derrubar nosso gonvernador? O que vcs fazem pela saúde? Educação? Segurança e todas essas outras secretárias tenho 30 anos trabalhando no estado de Rondônia nestes período já fiz greve já tive péssimo salário já vi pessoas morrendo no hospital já vi escolas sendo saqueadas e não foi no gonverno Marcos Rocha não ele só tem 100 dias e vcs ganham e passa 4 anos fasendo Campanhã serar que não dá pra todos se unirem e juntos mudar esse quadro do estado pra melhor enquanto vcs estão reunidos para ferrar o gonvernador os posto de saúde não tem um coletor pra um exame, o João Paulo continuar aguardando emendas de vcs a cidade estar esburacada família desempregadas e vcs reunidos para ferrar um gonvernador que estar tentando com um grupo que poderia ajudar e só querem ferrar, Jair Montes????? O senhor fiscalizar o gonvernador estar certo isso meu pai sempre falou macaco não olha pro rabo pronto falei.claro que não concordo com algumas coisas do meu partido mas estou confiante em quem fiz campanha e ajudei a colocar como nosso representante.

  • 2
    image
    Altemir Roque 23/04/2019

    O secretário de educação deve ser o primeiro a ser processado porque descumpre a lei de gestão escolar de forma vergonhosa e debaixo do nariz da ale

  • 3
    image
    Juvemar Moreira 22/04/2019

    só desviando o foco! pede pra esses trapalhões(parar de mama nas tetas) dos comissionados e contratar os concursados! aqui é o sujo falando do mal lavado!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook