Pedro Fernandes pede ao IBGE novo levantamento populacional em cidades rondonienses, que podem ter graves prejuízos em suas receitas

Parlamentar afirma que em, várias comunidades onde o censo foi refeito, o número de habitantes cresceu bastante em relação aos primeiros levantamentos

Texto: Secom I ALE/RO Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Publicada em 22 de março de 2023 às 16:16
Pedro Fernandes pede ao IBGE novo levantamento populacional em cidades rondonienses, que podem ter graves prejuízos em suas receitas

Mais da metade dos municípios rondonienses estão vivendo um momento complexo, com riscos de perda de receita, em função dos resultados do censo do IBGE deste ano, que apontou a diminuição populacional em inúmeras cidades do nosso estado.

A preocupação foi trazida à Assembleia Legislativa pelo deputado Pedro Fernandes (PTB), na sessão desta terça-feira (21). Fernandes destacou que em função dos levantamentos feitos pelo IBGE, vários municípios estão nesta situação. “Como os prefeitos vão manter seus planos e projetos, com a preocupante diminuição de verbas federais, como por exemplo o Fundo de Participação dos Municípios, o FPM?”, questionou o Parlamentar.

Ele informou que esteve reunido com o superintendente regional do IBGE, Luiz Cleiton, que lhe apresentou toda a metodologia de trabalho do instituto de pesquisa e se colocou a disposição para o censo. O deputado pediu que fossem refeitos levantamentos em várias cidades, citando que naquelas em que o levantamento foi feito novamente, os números da população aumentaram bastante. Alguns municípios receberam suporte maior, com força tarefa e já deu diferença substancial, para maior, no número de habitantes. “Os prefeitos devem ficar atentos para isso, porque é através do censo é que se fazem as políticas públicas”.

Pedro Fernandes pediu apoio dos seus pares para que ajudem a divulgar que um novo levantamento pode ser efeito, lembrando, contudo, o prazo exíguo: a data final é dia 31 deste mês de março. Fernandes concluiu, pedindo justiça aos municípios, que estão tendo grandes perdas de receita e podem sofrer graves problemas.

Logo após o pronunciamento de Fernandes, o deputado Cirone Deiró, que presidia a sessão, sugeriu um requerimento com a assinatura de todos os 24 deputados, solicitando informações do IBGE sobre a metodologia aplicada no censo e os critérios usados, para que se chegasse a um resultado tão negativo em termos populacionais, na maioria das cidades rondonienses. A proposta foi aprovada.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook