PF cumpre mandados de busca e apreensão contra fake news eleitoral
Operação ocorreu nas cidades de Macapá e Santana
A Polícia Federal cumpriu na tarde de ontem (20) três mandados de busca e apreensão nos bairros Buritizal, em Macapá, e Fonte Nova, em Santana (AP), a pedido do Ministério Público, para averiguar se houve crime de divulgação de fake news eleitoral.
A medida cautelar foi motivada em razão da propagação em massa de notícia falsa relacionada ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão ontem (20) pela Polícia Federal em uma investigação que apura compra de votos.
As notícias falsas partiram de grupos de aplicativo de mensagens de WhatsApp e foram disseminadas em todo o Amapá. Segunda a mensagem falsa, na ação de sábado, a Polícia Federal teria apreendido R$ 300 mil que supostamente seria utilizado em compra de votos para favorecer um candidato que está concorrendo às eleições municipais. O segundo turno de Macapá ocorre neste domingo.
As notícias falsas ainda utilizaram foto contendo uma carteira funcional do Ministério Público, colocada em cima da quantia apreendida, na tentativa de induzir os leitores à veracidade da informação.
Os investigados poderão responder por divulgação/disseminação de fake news e, se condenados, cumprir pena de até 8 anos de reclusão.
Itamar Ferreira deixa a vice-presidência da CUT-RO e passará a atuar com mais exclusividade na advocacia
Durante a reunião da executiva da CUT-RO, o agora ex-sindicalista informou que continuará apoiando as atividades da Central e de seus sindicatos filiados, agora na condição de advogado e militante
Parlamentares se solidarizam com Fernando Cury e criticam Isa Penna, assediada por ele
O deputado Delegado Olim (PP) teria chegado a afirmar que Cury é "um cara gente boa", mas que “foi imbecil, infeliz" ao tocar a deputada
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook