PF destrói equipamentos e acampamento em terra indígena
Todos os equipamentos encontrados, bem como os acampamentos, foram destruídos ou inutilizados para cessar a prática criminosa
A Polícia Federal vem informar, que no dia de ontem, (08/07/2020), no âmbito da deflagração da OPERAÇÃO ÊXODO, que visou desarticular organização criminosa dedicada à exploração ilegal de madeiras oriundas de Terras Indígenas, em especial da TI Tubarão-Latundê, no município de Chupinguaia/RO, foi realizada ação ostensiva no interior da reserva.
A incursão iniciou-se às 5h da manhã, contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Militar de Rondônia, IBAMA e FUNAI, e foi finalizada por volta das 23h, com o deslocamento das equipes para Vilhena/RO.
Durante a diligência, realizada também para cumprimento de um mandado de prisão temporária, foram localizadas esplanadas de desmatamento na floresta, grande quantidade de madeira em tora e serrada, as quais foram processadas no próprio local por uma serraria móvel apreendida no interior da T.I.
Além da madeireira portátil, foram identificados acampamentos, um trator de roda e um de esteira, e dois caminhões utilizados para transporte da madeira furtada. Todos os equipamentos encontrados, bem como os acampamentos, foram destruídos ou inutilizados para cessar a prática criminosa.
Na sequência, a equipe cumpriu o mandado de prisão em desfavor de um indígena e em sua residência foi localizada uma espingarda em poder de seu parente. Esse indivíduo foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e conduzido para o presídio estadual.
Por fim, no momento da saída dos policiais e fiscais do interior da reserva, a equipe se deparou com “barreiras” colocadas na estrada por madeireiros, para dificultar a ação dos órgãos de fiscalização. Várias árvores foram derrubadas para bloquear a passagem dos agentes de segurança.
A Operação Êxodo faz parte do esforço conjunto da Polícia Federal e demais órgãos de fiscalização para conter o desmatamento ilegal das áreas de preservação ambiental da União no estado de Rondônia.
Polícia Militar e Sejus desencadeiam Operação Paz no Orgulho para garantir a segurança aos moradores
Foram recapturadas 16 pessoas que estavam sendo monitoradas por descumprimento de medidas de Justiça
Polícias revelam novos detalhes da crueldade contra casal de dentistas
Mulher do homem que comandou a brutalidade tinha mandado de prisão em Guajará-Mirim
Boletim policial identifica assassinos e revela detalhes de crime que chocou o Cone Sul
Autor da brutalidade disse que matou para não pagar aluguel
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook