PF faz operação na Assembleia Legislativa de Rondônia
Constatou-se irregularidades no alto escalão da Assembleia Legislativa de Rondônia para eleição de sua presidência, além da prática ilícita conhecida no meio político como “rachadinha”
Medidas de buscas e apreensões, suspensão provisória do exercício da função pública, prisões ...
Vilhena/RO - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 05.12.2019, a denominada Operação FELDBERG visando a desarticulação de organizações criminosas com a participação de servidores de diversos órgãos públicos rondonienses.
Durante a investigação, em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia, constatou-se irregularidades no alto escalão da Assembleia Legislativa de Rondônia para eleição de sua presidência, além da prática ilícita conhecida no meio político como “rachadinha”, na qual assessores “fantasmas” ou funcionários coniventes da ALE-RO mensalmente repassavam parte de seus vencimentos para as contas bancárias de investigados.
Também foi investigado um esquema de fraude em operações com gado na Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON, envolvendo pecuaristas, donos de frigoríficos e servidores públicos com a finalidade de sonegação fiscal e fraudes em financiamento rural, além da grilagem de terras em áreas de conservação ambiental e sua utilização como ativo ambiental para fins de obtenção de vantagens/créditos junto ao Estado, utilizando-se ainda de influência perante servidores da SEDAM para este fim.
Ainda foi apurado um esquema para anular o desmembramento do cartório único de registro civil e tabelionato de notas de Alta Floresta D’Oeste/RO, bem como a prática do crime de lavagem de dinheiro envolvendo o núcleo familiar do ex-deputado alvo da ação deflagrada no ano de 2006 denominada OPERAÇÃO DOMINÓ, tendo sido expedido um novo mandado de prisão em seu desfavor, muito embora o investigado encontre-se foragido há anos.
Estão sendo cumpridos 11 (onze) mandados de prisão preventiva, 03 (três) mandados de prisão temporária, 10 (dez) mandados de suspensão do exercício da função pública e 52 (cinquenta e dois) mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho/RO, Alta Floresta D’Oeste/RO, Vilhena/RO, Ji-Paraná/RO, Alto Alegre dos Parecis/RO, Humaitá/AM e Cuiabá/MT.
Para a realização da operação, a Polícia Federal empregou cerca de 200 policiais e 50 viaturas.
Além das prisões e buscas, o Tribunal de Justiça de Rondônia determinou o bloqueio de contas bancárias e bens dos investigados, além do sequestro de imóveis e veículos, que poderão alcançar o valor total de indisponibilidade de quase meio bilhão de reais.
Os investigados responderão, na medida de sua participação, aos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro, falsificação de documento público, dentre outros.
O termo “ FELDBERG” se refere ao ponto mais alto da floresta negra na Alemanha, em alusão a alta cúpula investigada e a forma obscura da prática dos crimes.
CPI vai usar marcadores de consumo do Inmetro para comparar com relógios da Energisa
Agero passará a fiscalizar a Energisa; em Goiás, agência reguladora multou a empresa em R$ 60 milhões
Deputado Anderson tem reunião na Anatel em Brasília sobre expansão de telefonia móvel para distritos de Rondônia
Em Porto Velho, uma reunião com um consultor de projetos da empresa Oi foi confirmado que a obra em Nova Califórnia será concluída até o final do mês de dezembro, sendo o sinal liberado a ser usado no mês de janeiro de 2020
Nota Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia
Informo que a Assembleia Legislativa está à disposição das autoridades para qualquer informação necessária relacionada a investigações da Operação Feldeberg
Comentários
Me desculpa sua colocação Sr. Chico Bento: "O sigilo é porque trata-se de operação do MP e Polícia Federal". A Operação Térmopilas, foi uma ação do MP e Polícia Federal e o NOME DE TODOS OS ENVOLVIDOS, foram EXPOSTOS!!!
MP e PC poderiam também olhar com lupa, os gastos com salários de assessores e verbas indenizatórias, pelos Vereadores, da Câmara Municipal de Porto Velho. A notícia que corre é a de que por lá a coisa fede também, com muita coisa errada, merecedora de uma investigação.
MEU AMIGO ESSA ASSEMBLEIA E AS OUTRAS 25 DESTE PAIS AFORA E MAIS AS 5.200 CÂMARAS DE VEREADORES UTILIZAM A PRATICA DA CHAMADA RACHADINHA, ESSA É A REGRA. ESTRANHO É A POLICIA, MINISTÉRIO PÚBLICO E O JUDICIÁRIO FECHAR OS OLHOS PARA ESSA PRATICA. VAMOS AQUI PARA ASSEMBLEIA DE RONDÔNIA; PARA SER IDEIA, TEM FUNCIONÁRIO QUE GANHA 9.000 E REPASSA 7.000 PARA O GABINETE. E NA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO VELHO E MAIS VERGONHOSO.
CADE A RESPOSTA DA ASSEMBLEIA E DO SEU PRESIDENTE
O sigilo é porque trata-se de operação do MP e Polícia Federal, não são aquelas operações de estardalhaço da polícia civil, com todo respeito a polícia civil, e que depois se verifica uma sucessão de equívocos e acusações de todos os lados de denúncias de erros grosseiros como o caso que envolve o ex-governador. Aos curiosos de plantão, tenham um pouco de calma e acompanhem o caso e logo saberão, deixem de ser afobados e mexeriqueiros.
ESSA É A DITA IMPRENSA MEIA BOCA, SENÃO VEJAMOS: A OPERAÇÃO EM QUESTÃO ALCANÇA UM EX-DEPUTADO ESTADUAL DE RONDÔNIA, FORAM EXPEDIDOS 14 MANDADOS DE PRISÃO PREVENTIVA E TEMPORÁRIA, E MESMO ASSIM, OS NOMES DAS FIGURAS "IMPOLUTAS" ENROLADAS NA AÇÃO POLICIAL SEQUER FORAM DIVULGADOS. ALIÁS, JERÔNIMO GARCIA DE SANTANA QUANDO ERA GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA, CANSOU DE BRADAR AOS QUATRO CANTOS DESTE ESTADO QUE A TÃO PROPALADA "CASA DO POVO", LEIA-SE ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, ERA UMA GAIOLA DE OURO, E CONFIRMAM ISTO AS DIVERSAS OPERAÇÕES POLICIAIS OCORRIDAS NA FAMOSA "CASA", E TUDO PELO MESMO "MODUS OPERANDI": FOLHA PARALELA, RACHADINHA, FUNCIONÁRIOS FANTASMAS, SHOWS DE CANTORES DE RENOME NACIONAL E GOSPEL, VIAGENS À AFRICA, ELEIÇÃO PARA A MESA DIRETORA, E OTRAS COSITAS MAS, E TUDO ISTO PAGO COM O DINHEIRO PÚBLICO DOS IMPOSTOS PAGOS PELOS ABESTADOS BARNABÉS. ESTA É MAIS UMA DAS MUITAS OPERAÇÕES POLICIAIS QUE AINDA VIRÃO SOBRE O LEGISLATIVO. TENHO DITO. FUI...
Operação Térmopilas - exposição dos nomes Operação Pau - Oco - exposição dos nomes Operação Voo Alto - exposições dos nomes...etc. Cadê os nomes???? Dois pesos e várias medidas?
Parece que não tem uma legislatura que nossa podre ALE não dá seu sinal da graça!! Pobre povo de Roubonia!!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook