Pílulas contra a desinformação: motivação ideológica fragiliza a democracia
Confira a nona pílula da série de textos curtos para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral
“A desinformação contém ideologia. A motivação ideológica tem a ver com a promoção de bandeiras ou crenças, não necessariamente relacionadas com a disputa pelo poder político. É o que acontece, por exemplo, com as narrativas que promovem discursos de ódio ou desacreditam o sistema de vacinação”.
A nona pílula da série #DemocraciaEmPílulas destaca que a manipulação e a distorção de fatos podem ser justificativas para atingir objetivos motivados a ideologias fantasiosas. Historicamente, são estratégias muito utilizadas nos regimes totalitários e que perigosamente ganham adeptos com a fragilização de regimes democráticos.
1/ 2Galeria de imagens
Pílulas da democracia 09.06.2022
Pílulas da democracia 09.06.2022
Pílulas da democracia 09.06.2022
Pílulas da democracia 09.06.2022
Pílulas da democracia 09.06.2022
Pílulas da democracia 09.06.2022
Os textos curtos da sérieintegram uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O material busca conscientizar a população sobre como funciona a produção de notícias falsas e como isso pode afetar de maneira negativa a vontade soberana do eleitor na hora de votar.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
TSE aprova resolução sobre política das contratações na Justiça Eleitoral
Medida propõe a normalização das diretrizes a serem observadas em licitações e na formalização de contratos administrativos
Ieda Chaves discute empreendedorismo social com mulheres do interior
Depois de empreender na odontologia, no setor educacional e na filantropia, ela é convidada para compartilhar sua experiência no voluntariado
Em Rondônia temos dois Marcos em peleja eleitoral. Os dois Marcos são detentores de mandato. Ambos tem iniciais iguais, o M.R.
Com mesmo nome e perfis diferentes, cabe o povo de Rondônia decidir o que quer para o futuro de seus filhos e netos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook