Polícia Civil solucionou 80% dos crimes de latrocínio em Porto Velho
Os dados são referente ao município de Porto Velho e são confirmados pelo diretor de divisão da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, delegado José Marcos
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DERF), solucionou cerca de 80% dos casos dos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte ou a tentativa), assim como, esta modalidade de crime apresentou uma redução no primeiro semestre de 2019 se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são referente ao município de Porto Velho e são confirmados pelo diretor de divisão da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, delegado José Marcos.
Segundo o delegado da Polícia Civil, José Marcos, de janeiro a julho deste ano, foram 8 casos registrados, e desses, três vítimas morreram durante o roubo. Já em 2018, 14 pessoas foram vítimas de tentativa de latrocínio consumado ou tentado, e oito acabaram morrendo durante o ato criminoso. A delegacia de patrimônio conseguiu um bom resultado na resolução destes crimes chegando ao percentual de 80% na apuração e na consequente punição penal dos autores. “Eles foram investigados, em seguida, a Polícia chegou até os criminosos e encaminhou a responsabilização de cada um para que o Judiciário possa apurar e efetivar ação, e consequente punição dos acusados”, disse José Marcos.
Por outro lado, a Polícia avalia que os criminosos que atuam neste segmento estão agindo sem pudor na hora da prática do delito. “A gente percebe no dia a dia, que os criminosos tem pouco respeito pela vida humana, eles querem praticar o crime e pouco se importam com as vítimas. Em muitos casos, um pequeno movimento é o suficiente para o criminoso tirar a vida da vítima. Nosso trabalho é árduo para coibir e investigar quem pratica crimes contra as pessoas de bem”, ressaltou o delegado.
Não reagir durante um assalto, segundo o delegado José Marcos, é muito importante para preservar o maior bem da vítima que é a vida. “Nós sempre orientamos a população a não reagir a ação dos criminosos, principalmente se ele estiver armado. Após isso, cabe a Polícia toda a apuração para alcançar e punir esses criminosos. Nós enquanto policiais nos cobramos e somos cobrados pela população, pela imprensa e por nossos superiores. A gente enquanto Polícia, quer uma sociedade pacífica e ordeira onde o cidadão respeite a lei por isso atuamos de forma repressiva ao crime”, orientou o delegado.
As denúncias anônimas da população, ajudam os investigadores a chegar até os criminosos. “Assim como o trabalho do delegado e investigadores é importante para chegar até os autores dos crimes. A ajuda da população também é muito importante para identificar os criminosos. Lembrando que todas as denúncias são checadas e apuradas. Nós agradecemos o apoio da população que sempre confiou no trabalho da Polícia Civil”, destacou José Marcos.
A Polícia Civil do estado de Rondônia disponibiliza o número 197 para todo cidadão que deseja realizar denúncias sobre quaisquer prática criminosa. Vale ressaltar que a denúncia pode ser realizada de forma anônima e sigilosa. Para informações de crimes contra o patrimônio a polícia disponibiliza também o número 3216-8811.
Dupla é detida com arma caseira após roubo de aparelho celular
Foi encontrado na cintura do menor uma arma de fabricação caseira contendo um cartucho calibre 28 intacto, além de um aparelho celular.
Homem é preso por vender cargos no Governo e se passar por agente penitenciário
Ele cobrava R$ 700,00 por cada cargo comissionado indicado.
Polícia Civil recupera caminhonete furtada em Seringueiras
O condutor do veículo foi preso em flagrante pela prática do crime de furto.
Comentários
Delegado José Marcos, excelente profissional.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook