Polícia Federal combate crimes ambientais em terra indígena
Foram inutilizados um acampamento e motores utilizados no garimpo, além da apreensão de um caminhão
Porto Velho/RO. A Polícia Federal, com o apoio do Ibama, deflagrou, entre os dias 31/7 e 2/8, a Operação Setembro Verde, na Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia, a fim de identificar e coibir atividades ilegais de extração de madeira e garimpo que têm causado danos significativos ao meio ambiente na região.
A operação, que contou com o apoio de agentes especializados em crimes ambientais, teve início após investigações apontarem indícios de práticas criminosas na área de preservação.
Durante os trabalhos, foram realizadas ações de fiscalização e monitoramento, sendo localizados e inutilizados um acampamento improvisado, além de motores utilizados para o garimpo. Também foi apreendido um caminhão.
Os investigados responderão pelos crimes de desmatamento, extração ilegal de recursos naturais e invasão de terra indígena.
A Polícia Federal tem o compromisso de preservar o meio ambiente e garantir a proteção dos direitos dos povos indígenas, através da aplicação da legislação ambiental e da descontinuidade das atividades criminosas.
O nome da Operação, Setembro Verde, deu-se em alusão ao nome da Terra Indígena e à recuperação do dano causado pela extração ilegal de minério e pelo desmatamento, notadamente o corte raso, em área de preservação ambiental, que descaracteriza o ecossistema local, sobretudo a flora.
PF apreende armas de grosso calibre e 600 munições com acusado de atentado a jornal em Rondônia
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de duas armas de fogo e cerca de 600 munições
Em ação conjunta, PRF e Polícia Civil apreendem 64 Kg de cocaína
Prejuízo aos criminosos ultrapassa o valor de 11 milhões de reais
Polícia faz operação contra bolsominions que realizaram atentado contra jornal eletrônico em Porto Velho
A investigação foi iniciada na Polícia Civil em novembro de 2022, após um atentado contra o jornal eletrônico Rondoniaovivo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook