Policiais Militares de Rondônia concluem a IV edição do Programa de Instrução da Força Tática Belmont
O programa deve duração de nove dias, ocorrido no período entre 7 e 14 de janeiro, com um total de 50 horas aulas teóricas e práticas
Encerramento do IV Programa de Instrução da Força Tática Belmont 2022
O IV Programa de Instrução da Força Tática Belmont 2022, que teve por objetivo atualizar os conhecimentos dos policiais militares e padronizar procedimentos de patrulhamento com intuito de proporcionar o constante treinamento e aprendizado da tropa, foi encerrado na segunda-feira (17). O aperfeiçoamento foi promovido pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
O programa teve duração de nove dias, ocorrido no período entre 7 e 14 de janeiro, com um total de 50 horas aulas teóricas e práticas. Concluíram o programa 16 policiais militares do 5° BPM e 4 militares que compõem o efetivo do 1° e 9° BPM.
O treinamento continuado e a atualização de conhecimentos devem ser praxe na carreira do policial militar. Com essa finalidade as atividades de ensino no âmbito da PMRO são reguladas para que seja possível treinar e instruir o policial militar mesmo sem o advento de cursos ou estágios, havendo previsão em legislação específica os Programas de Treinamento e Programas de Instrução, este último caracterizado pelo objetivo de nivelar procedimentos e conhecimentos, outrora denominados Instruções de Nivelamento de Conhecimento, as famigeradas “INC”.
Em sua 4ª edição o Programa de Instrução da Força Tática Belmont, foi composto por instruções afetas a área do patrulhamento tático, tais como: Doutrina de Patrulhamento Tático, onde foram apresentados ao histórico, os valores e os preceitos da atividade; Treinamento Físico Militar; Defesa Pessoal; Técnicas de Sobrevivência Policial; Técnicas Policiais; Técnicas de Abordagem Policial; Primeira Intervenção em Crise; Técnicas de Condução Policial Automotiva; Noções de Patrulhamento Rural, Noções de Choque Ligeiro, APH em Combate (Protocolo MARC I) certificado pelo comitê Brasileiro de APH em Combate; e Armamento Munição e Tiro.
Considerado um dos requisitos para que o policial militar possa ser incorporado ao pelotão de Força Tática os concludentes tornam-se aptos a realizar o estágio na Força Tática de suas respectivas unidades e, após avaliação dos seus comandantes e demais membros do grupo serem cotados ou não para fazer parte deste consagrado grupo.
Uma guarnição do 5º BPM foi homenageada por salvar uma criança
HOMENAGEM
Na ocasião, o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, foi convidado a entregar o Destaque Operacional Sesdec, para uma guarnição do 5° Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Belmont, comandada pela cabo Freitas, auxiliada pelo soldado Rossi e soldado Rivero que reanimou uma criança asfixiada por secreção, no primeiro dia do ano de 2022.
A guarnição policial realizava o patrulhamento no bairro Mariana, zona Leste da Capital, momento em que a equipe avistou uma mãe em estado de desespero, uma vez que seu filho estava sem fôlego e encontrava-se desacordado. Neste momento a guarnição prestou socorro, aplicando a técnica de primeiros socorros, chamada de “Manobra de Heimlich”, e ainda aspiração nasal para retirada da secreção.
Segundo o secretário, a sensação que a cabo Freitas teve, após a ação, ao ver a criança que reanimou, deve ter sido maravilhosa. “Vamos imaginar a sensação da cabo Freitas ao ver a criança voltar a si, ao saber que ela está fora de perigo. Eu imagino que é muito emocionante a sensação de ter sido instrumento de Deus para trazer a vida de volta a essa criança. E saiba que essa lembrança vai ficar na memória e na carreira de vocês pelo resto da vida. Vocês três representaram a fibra, a garra, a vontade de servir e proteger da Polícia Militar do Estado de Rondônia”, pontou o secretário.
Ieda Chaves faz doação de sangue e consegue doadores para a Fhemeron
Primeira – dama de Porto Velho visitou o hemocentro na manhã desta quinta – feira para anunciar que abraçou essa causa
Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19
Somente pessoas com sintomas de doenças respiratórias devem buscar o serviço
Reajuste de auxílio-alimentação de membros do MP de RO abre crise com servidores
O reajuste aos membros foi atrelado ao subsídio do Procurador Geral, e foi publicado em portaria em dezembro do ano passado, e entrará em vigor a partir de fevereiro deste ano
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook