Policlínica Regional de Porto Velho começa a ser implantada
Além das 46 Policlínicas, o Novo PAC Seleções 2025 contempla a construção de 130 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 800 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil
O Ministério da Saúde realiza, nesta sexta-feira (03), às 14h (horário de Porto Velho), na Sala das Cidades – Edifício-sede da Caixa Econômica Federal, a cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso para a construção da Policlínica Regional de Porto Velho/RO. A iniciativa integra o Novo PAC Saúde e prevê investimento de R$ 16.902.340,00 para a construção de uma Policlínica Regional de 3.250 m². O equipamento contará com 40 consultórios, centro cirúrgico, salas de exames de imagem, como ressonância e tomografia, além de espaço para acolhimento de vítimas de violência. A unidade integra o conjunto de 46 Policlínicas Regionais aprovadas nas Seleções 2025.
A cerimônia contará com a presença de:
Leonardo Barreto de Moraes – Prefeito de Porto Velho
Jaime Gazola Filho – Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa)
Marta Helena Castro de Oliveira – Superintendente Executiva de Governo de Rondônia
Simón Tupac Alvarez Catalan – Gerente de Filial de Governo de Porto Velho/RO
Antônio José Prata de Souza – Secretário Municipal de Contratos, Convênios e Licitações (SMCL)
Estrutura e Impacto da Policlínica
As Policlínicas Regionais são unidades especializadas que oferecem atendimento em múltiplas especialidades médicas e não médicas, exames gráficos e de imagem, além de pequenos procedimentos, adaptados ao perfil epidemiológico de cada região. A nova unidade ampliará o acesso da população a serviços especializados, fortalecendo a rede pública de saúde e reduzindo a sobrecarga na Atenção Especializada.
Investimentos do Novo PAC Saúde
Além das 46 Policlínicas, o Novo PAC Seleções 2025 contempla a construção de 130 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 800 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil. A qualificação da Atenção Primária e a liberação de recursos federais possibilitam a estruturação da rede de saúde nos estados e municípios, promovendo maior capacidade de atendimento e equidade no acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Processo e Cronograma
O Termo de Compromisso, regulamentado pelo Decreto nº 11.855/2023 e pela Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 32/2024, é o instrumento que viabiliza a execução das obras do Novo PAC Saúde. As propostas foram submetidas pelos municípios por meio da plataforma Transferegov.br, que também registrará o acompanhamento das etapas.
Após a assinatura, o município de Porto Velho deverá apresentar, até 30 de dezembro de 2025, o projeto básico, as licenças ambientais, a aprovação da vigilância sanitária local e o documento que comprove o domínio da área pública. Com a documentação aprovada, o Ministério da Saúde autorizará o processo licitatório, a ser conduzido pela gestão municipal. A liberação dos recursos ocorrerá somente após a validação do certame pela mandatária, garantindo transparência e conformidade.
Compromisso com a Saúde Pública
A assinatura do Termo de Compromisso marca um passo decisivo para a expansão da infraestrutura de saúde em Porto Velho e no Brasil, reforçando o compromisso com a transparência, a eficiência e o fortalecimento do SUS. A Policlínica Regional será um marco para melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo serviços especializados e integrados à rede pública de saúde.
Inscritos no Enamed 2025 já podem conferir local de prova
Cartão de confirmação está disponível para candidatos
Medtronic apoia mutirão da Sociedade de Hérnia com 130 atendimentos pelo SUS
A parceria viabilizou cirurgias de alta complexidade em Volta Redonda (RJ), Montes Claros (MG) e Porto Velho (RO), reduzindo a fila de espera do sistema público de saúde
Cláudia de Jesus cobra adesão de RO à Educação do Campo
Parlamentar indicou ao governo estadual a necessidade de adesão à política nacional e defendeu a nomeação de agente de governança




Comentários
É por isso, que meu voto foi certeiro! Parabéns a nós povo de Rondônia por sermos merecedores do bem e não do Ódio que outrora se pregava e só prejudicava ao povo brasileiro.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook