Por onde anda Maguila?
Depois de conquistas inéditas no boxe, o lutador está há 20 anos afastado dos ringues e vive em ostracismo
José Adilson Rodrigues dos Santos é um ex-pugilista brasileiro, campeão brasileiro, sul-americano, das Américas e mundial de boxe na categoria peso pesado.
Ele é mais conhecido pelo seu apelido, Maguila.
Aposentado desde 2000, sem redes sociais, sem seguir uma carreira paralela e sem conceder muitas entrevistas, Maguila anda sumido, e há um motivo para isso.
Há alguns anos, ele foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC), doença popularmente conhecida como demência pugilística. É por isso que atualmente ele busca qualidade de vida e momentos de paz bem longe dos ringues que o tornaram famoso. A KTO apostas preparou um conteúdo sobre isso. Ah, quer saber se a KTO é confiável? Procure no Google para entender que é um dos melhores sites do segmento.
O que é encefalopatia traumática crônica (ETC)?
A ETC é uma doença neurodegenerativa evolutiva e incurável, uma sequela cognitiva causada por traumatismos no crânio, ou seja, devido aos inúmeros golpes que Maguila levou na carreira.
Entre os sintomas da doença estão alterações comportamentais, de humor, cognitivas e motoras. Por serem semelhantes ao Alzheimer, o atleta foi diagnosticado e tratado equivocadamente no início da enfermidade.
A doença ainda não é muito estudada. Faltam muitas respostas, mas a expectativa é que as discussões sobre a ETC se aprofundem em breve, resultando em avanços importantes.
Como Maguila está hoje?
Atualmente com 62 anos, o ex-pugilista optou por viver em um centro terapêutico especializado no interior de São Paulo.
No local, ele é medicado, tem uma alimentação equilibrada, se mantém informado com as notícias mundiais e adora rever as suas lutas. Ele também recebe visitas de sua esposa, dona Irani, e de seus filhos.
Quando chegou na clínica, Maguila vivia acamado e confuso. No entanto, com o tratamento paliativo que recebe e a dedicação de seus cuidadores, hoje ele apresenta melhoras significativas e tem uma boa vida.
O legado de Maguila para o mundo do esporte
Ao longo de 17 anos de carreira profissional (entre 1983 e 2000), Maguila esteve em 85 lutas, totalizando 77 vitórias - sendo 61 nocautes -, sete derrotas e um empate.
O atleta foi brilhante desde seus primeiros socos: em sua primeira luta como profissional, derrotou o oponente José Tavares por nocaute no terceiro assalto. Apenas cinco meses depois, venceu a luta contra Valdemar Paulino no primeiro round, conquistando o título brasileiro.
Em sua carreira, Maguila enfrentou verdadeiras lendas do box entre o fim da década de 80 e início dos anos 90, como George Foreman e Evander Holyfield. Em ambas as lutas, acabou perdendo, mas deixou seu nome da história do boxe.
Sua principal conquista foi o cinturão mundial, em 1995, na qual Maguila saiu vitorioso no duelo contra o inglês Johnny Nelson e se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial da categoria dos pesos-pesados.
Mesmo após se aposentar, Maguila continuou lutando, dessa vez em busca da democratização do esporte. Para isso, fundou, com sua esposa, a Associação Filantrópica de Jovens e Apoio à Família Adilson Maguila, que ensina diferentes tipos de lutas a crianças e adolescentes.
Covid avança no Brasil, mas Bolsonaro diz que país está em 'quase normalidade'
Na semana passada, Bolsonaro já havia falado que o Brasil vive "o finalzinho da pandemia", destaca reportagem do UOL
Relator considera legítima vacinação compulsória, desde que sem medidas invasivas
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, vacinação compulsória não significa vacinação forçada, pois exige sempre o consentimento do usuário, apesar das medidas restritivas cabíveis
MPF requisita instauração de inquérito para que PF investigue crime de injúria racial e de preconceito de cor
Agressores invadiram evento virtual do Instituto Federal Catarinense com ofensas racistas contra os presentes e propagaram mensagens de ódio, com apologia ao nazismo
Comentários
Admiro muito no o Maguila como lutador e como pessoa. Onde posso visitá-lo? É possível?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook