Por que a Internet é importante em nossas vidas?

A Internet é uma tecnologia de rede de informação e comunicação que consiste em dispositivos informáticos, unidos por canais de comunicação para receber e transmitir informações por parte dos utilizadores ligados

Redação
Publicada em 20 de dezembro de 2022 às 15:24
Por que a Internet é importante em nossas vidas?

Hoje em dia é quase impossível imaginar uma vida sem a Internet.

Houve um tempo em que a Internet se desenvolveu como uma rede estática projetada para transferir uma pequena quantidade de dados entre computadores. 

Agora se tornou a rede que permite que todos resolvam e obtenham soluções para quase qualquer problema em instantes.

O que é a Internet?

A Internet é uma tecnologia de rede de informação e comunicação que consiste em dispositivos informáticos, unidos por canais de comunicação para receber e transmitir informações por parte dos utilizadores ligados.

Em palavras técnicas, a Internet é um complexo de software e hardware para processar, armazenar e transferir informações, cujos componentes trocam dados através de uma variedade de canais de comunicação.

De fato, a Internet é o meio de comunicação de massa mais eficaz, pois permite a comunicação entre muitas pessoas sem restrições.

Benefícios do uso da Internet

Comunicação

Uma das principais e mais conhecidas vantagens da Internet é que nos permite entrar em contato com pessoas de todo o mundo, independentemente da distância que se encontrem, desde que tenham acesso à rede.

Isso é possível graças ao WhatsApp, um aplicativo de mensagens instantâneas que quase todo mundo possui. 

Para aqueles que estão cansados do WhatsApp, há a opção de baixar o WhatsApp Plus, um mod do aplicativo com mais funções.

Novas conexões

Namoro e outros sites sociais são uma área em expansão da Internet que mudou o processo de relacionamento. 

Sejam amigos ou um cônjuge, as pessoas fazem novas conexões com pessoas que podem nunca ter conhecido antes. A internet expande a visão para conhecer novas pessoas e se encontrar com elas.

Acesso rápido à informação

A democratização do acesso à informação é sem dúvida uma das maiores vantagens da tecnologia. 

Atualmente, são feitas 4,5 milhões de pesquisas por minuto no Google, um fato impressionante que demonstra a enorme sede de conhecimento que existe, que pode ser satisfeita através de smartphones, pois nos permitem acessar a Internet de qualquer lugar.

Facilita a aprendizagem

49% dos estudantes em todo o mundo relataram ter feito um curso online nos últimos 12 meses. O fácil acesso ao ensino através da rede permite que qualquer pessoa possa se informar sobre qualquer assunto sem sair de casa.

Além disso, de acordo com um estudo, 90% dos líderes do setor educacional dizem que os alunos são mais imaginativos e criativos graças à tecnologia, bem como 80% mais produtivos.

Quebra a barreira da distância

Que a tecnologia revolucionou a forma como nos comunicamos é uma coisa inegável. 

Sem ir mais longe, durante o confinamento vivido durante a pandemia da covid-19, 8 em cada 10 pessoas apostaram nas videochamadas como uma via para se comunicar com seus familiares e amigos. Um exemplo claro de como a tecnologia quebrou as barreiras da distância.

Simplifica as tarefas

A tecnologia transforma tarefas pesadas ou complexas em tarefas leves ou simples. 

Além disso, nos últimos anos, a automação e a inteligência artificial simplificaram ainda mais as tarefas, facilitando o nosso dia a dia. Um exemplo simples são os robôs aspiradores, capazes de cuidar da limpeza da nossa casa de forma autónoma.

É possível se divertir

Através da internet podemos nos divertir de uma forma nunca vista. Afinal de contas, quem nunca passou algum tempo jogando um jogo no celular, como o viciante Gartic, não é mesmo?

Além disso, é possível jogar com outras pessoas, tornando o momento ainda mais interessante.

Aumenta a expectativa de vida

A tecnologia aplicada à medicina e à saúde das pessoas fez com que a nossa expectativa de vida aumentasse. 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa de vida nos anos 60 era de 52,5 anos e, hoje, a média é de 72. 

A vacina contra a covid-19 é sem dúvida uma amostra desta vantagem da tecnologia.

Cria novos empregos

Apesar da crença popular, a tecnologia cria mais empregos do que elimina. Na chamada quarta revolução industrial e até 2025, a tecnologia terá criado mais de 97 milhões de empregos em todo o mundo. 

Além disso, esses novos empregos são muito mais satisfatórios para o ser humano, pois a automação eliminará os trabalhos mais pesados ou repetitivos, resultando em humanos mais criativos e inovadores.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook