Resenha Política, por Robson Oliveira

Não é justo agora, após uma eleição decidida voto a voto, que membros do PP, de olho nas eleições de 2026, queiram impedir que um dos seus dirigentes contribua com a governabilidade

Robson Oliveira
Publicada em 20 de dezembro de 2022 às 08:27
Resenha Política, por Robson Oliveira

JABOTI

Quem conhece os bastidores da política sabe quando um político ou um astuto coronel mexe em surdina para derrubar alguém do grupo que ocupa cargo indicado pelo partido em primeiro escalão governamental. É o que está parecendo em relação a Luis Paulo, Secretário de Estado da Agricultura. Indicado ao cargo pela direção do PP, coincidentemente a esposa é a deputada federal Jaqueline Cassol. Luís está sendo fritado por quem diz ser o verdadeiro mandatário da legenda (PP), embora não seja seu presidente de fato e de direito. 

FRITURA

Nos poucos dias que assumiu a condução da política estadual de agricultura, Luís Paulo imprimiu um bom ritmo de trabalho e tem tentado dialogar com os setores antagônicos que tanto criticam o agronegócio. É um jovem bem articulado, preparado e de bom trato. A fritura política pela qual tenta minar o trabalho executado pelo rapaz é um repeteco de uma prática antiga e repugnante de uma política atrasada que aposta no caos como forma de uma oposição extremada que torce para que o governo dê errado. 

RASTEIRA 

Tanto a deputada federal Jaqueline Cassol quanto o esposo Luís Paulo estiveram ostensivamente ao lado do governador na eleição do segundo turno. Uma disputa que foi resolvida em favor de Marcos Rocha graças à capacidade do governador e seu chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, em arregimentar bons apoios que ajudaram a derrotar Marcos Rogério, candidato ao governo pelo PL. Não é justo agora, após uma eleição decidida voto a voto, que membros do PP, de olho nas eleições de 2026, queiram impedir que um dos seus dirigentes contribua com a governabilidade. 

DER

Há uma pressão enorme no governador Marcos Rocha para que troque imediatamente os diretores do DER. As críticas vêm de quase todos aliados, especialmente dos prefeitos do interior. O nome de Tiago Lage foi especulado para a vaga, no entanto, o governo resiste em entregar aos aliados a pasta e pretende que seja gerida por alguém próximo ao governador. 

DETRAN 

Pelas conversas entabuladas entre o governador e o deputado federal Léo Moraes caberá ao PODEMOS a indicação dos principais cargos do Detran. O partido indicou três dos seus filiados para a transição: Oscar Dias, Felipe Jeferson e Tiago Catanhede. Os nomes indicados não significam que serão estes os dirigentes do órgão, uma vez que o partido é quem indicará. 

CAPACIDADE

O partido quer que o próprio Léo Moraes assuma a Diretoria Geral do Detran em razão das qualificações que são enormes, entretanto, o deputado resiste e caso assuma  quem ganha é o governo por entregar um órgão importante a um político sério e exigente com as responsabilidades pelas quais se dedica em tempo integral. 

CANDIDATURA

Quanto a uma eventual candidatura a prefeito da capital Léo Moraes tem repetido que não há nenhum projeto eleitoral de cunho pessoal em andamento. E que candidaturas se constroem com o tempo e com grupo e no momento está concentrado em concluir o mandato de deputado federal redobrando o trabalho para carrear recursos para Rondônia. Segundo avaliação feita a este cabeça chata, uma candidatura majoritária não depende apenas da vontade individual mas também de outros fatores políticos que cada momento eleitoral impõe. Para Léo, é hora de reconstruir o partido e ajudar o estado em seu desenvolvimento. No momento não cogita candidatura.    

REGABOFE

Os salões mais requintados do Hotel Copacabana Palace (o mais badalado da rede carioca) abriram suas portas para receber convidados ilustres de todo o Brasil e de Rondônia para o casamento do vice-prefeito de Porto Velho e deputado federal diplomado, Maurício de Carvalho, no último final de semana. A festa foi black tie e os laureados para o regabofe, após o enlace religioso, degustaram um menu assinado por um sofisticado buffet do Rio de Janeiro. Os noivos firmaram os votos sob os aplausos dos convivas e parentes. Parte do mundo político compareceu ao selecionadíssimo casório. 

INVESTIMENTOS

Os municípios de Ariquemes, Santa Luzia, Vilhena, Cerejeiras e Urupá receberam investimentos na ordem de 162 milhões de reais em obras de novas subestações para melhoria de energia. O aumento da capacidade de fornecimento energético permite  que os municípios ofereçam aos investidores as condições objetivas para que as empresas possam se instalar com planejamento e energia adequada. É a Energisa ajudando no desenvolvimento estadual, seja na modernização do seu parque, seja na geração de novos postos de trabalho. 

AVISO

Mesmo com os reiterados avisos da coluna sobre responsabilização de pessoas que promoveram protestos antidemocráticos, eis que o ministro Alexandre Moraes determinou dezenas de buscas e apreensões e cerceamento da liberdade de alguns desses insurretos mais exaltados. Em Rondônia, novas prisões e novos indiciamentos vão ocorrer após a posse presidencial. Os organizadores e financiadores desses movimentos estão todos sendo identificados. Quem viver verá. 

VENENO

O senador Acir Gurgacz (PDT) está sendo muito criticado por acelar a toque de caixa e sem discussão a PEC denominada do veneno. Trata-se de mudança substacial na legislação que impedia a produção e comercialização de agrotóxico usado na agricultura para prevenção de pragas que causam problemas enormes a saúde humana. Os ambientalistas acusam o senador rondoniense de aprovar uma PEC de interesse da indústria química que supostamente é nociva a vida humana. 

NATAL

A coluna deseja aos leitores um feliz Natal renovando os votos de compromisso com uma coluna independente para 2022, sem a preocupação de agradar quem quer que seja. Muitas vezes nossas observações e avaliações políticas são criticadas por alguns leitores, mas para ser uma coluna vibrante e merecedora de leitura a crítica é fundamental. Retorno ano que vem com mais vigor. Boas festas!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook