Por que não é recomendado dar banho em gatos?

Descubra aqui os mitos e verdades a respeito do hábito de dar banho em felinos

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 04 de fevereiro de 2022 às 15:26
Por que não é recomendado dar banho em gatos?

Se tem uma cena corriqueira na vida de quem tem um gatinho em casa é ver o bichano passar horas lambendo seus pelos. Esse hábito constante de limpeza e conforto felino gera muitas dúvidas nos tutores se realmente existe a necessidade de levar os animalzinhos no pet shop com frequência para tomarem banho.

Esse é um questionamento que também sempre te preocupa? Então, vale a pena conferir o post de hoje em que vamos aprofundar nessa conversa e trazer todos detalhes acerca dos banhos para felinos. Será que é realmente necessário ou não? Faça a leitura e descubra a resposta para essa e outras questões a seguir:    

É verdade que os gatos não gostam de banho? 

Diferentemente dos cachorros, realmente não é muito comum ver os gatos se divertindo na chuva ou na piscina, mas isso não indica que os felinos detestem a água. Essa história da aversão depende muito da adaptação do animalzinho. Se o contato do bichano não for frequente, é normal que ele se sinta mais irritado durante o banho. 

Porém, essa é uma questão que pode ser facilmente resolvida, tomando os cuidados certos para que esse hábito seja o mais confortável possível para o pet. Entre os pontos essenciais, destacamos a necessidade de deixar a água sempre morna e escolher bem os produtos que serão usados no momento da higiene. 

Qual a importância do banho para os felinos? É realmente necessário? 

Como já falamos anteriormente, os gatinhos constantemente se limpam com suas próprias lambidas e isso levanta muito o questionamento se realmente é necessário levá-los para um banho no pet shop. 

Contudo, vale ressaltar que essa mania de “autolimpeza” dos bichanos nem sempre está ligada apenas à higiene pessoal do animal e pode inclusive indicar fatores que estejam incomodando o felino, como a presença de carrapatos e pulgas.  

Por isso, não é possível dispensar o hábito de um banho mais completo realizado nos pet shops, ou mesmo em casa, se você quer ver seu amigo de quatro patas sempre livre desses parasitas e de outros elementos que podem provocar consequências, até de gravidade maior, à saúde do seu animalzinho. 

Qual a frequência adequada para a higiene dos gatos?

Não há dúvidas de que os banhos sejam muito importantes para manter seu gatinho sempre saudável, mas tome cuidado para não exagerar na frequência. A recomendação é que esse hábito aconteça ocasionalmente, sempre que você notar a necessidade de uma limpeza mais profunda. 

Aos poucos, é comum que a sujeira do ambiente comece a se acumular na pelagem dos felinos, e os banhos ocasionais são a oportunidade perfeita para eliminar todas essas impurezas, que costumam provocar muita coceira nos gatos, causando problemas dermatológicos. 

Gatos filhotes também podem tomar banho? Ou existem restrições? 

Independentemente da idade do felino, as recomendações para a higiene pessoal do bichinho prosseguem as mesmas. Na verdade, se você quer acostumar desde sempre seu gato com a água, o ideal é que comece com o hábito do banho o mais cedo possível, por volta dos seus dois meses de vida. 

Só não se esqueça de criar a atmosfera perfeita, como utilizar água morna e fazer o processo em um ambiente calmo e sem barulho, para que essa rotina se torne um momento prazeroso na vida do seu amigo de quatro patas.  

Qual é a maneira adequada para os gatos tomarem banho? 

Na hora de limpar o bichano em casa, é fundamental tomar certos cuidados para evitar que o processo seja desgastante tanto para o animal quanto para o tutor. Faça a limpeza num dia de sol e arrume uma bacia ou banheira bem grande, em que o animalzinho possa se movimentar sem dificuldade. 

Use também luvas para se proteger contra possíveis arranhões, caso o gatinho não seja tão adepto ao hábito. Comece molhando o corpo do felino, exceto a cabeça, e depois esfregue com um shampoo específico. Logo em seguida, enxague bem o bichinho para não deixar restos dos produtos, que podem causar alergias e irritações. 

A cabeça deve ser higienizada de modo individual para que a água não entre em partes como nariz, ouvido ou olhos. Finalize o processo completo tirando a umidade do animal com uma toalha macia e não use secadores de cabelo nesse momento, pois podem assustar os felinos.   

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook