Porto Velho abre agendamento para vacinação de idosos acima de 65 anos
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 11.542 pessoas nessa faixa etária
Imunização acontece nesta sexta e sábado
A Prefeitura de Porto Velho continua com a vacinação de idosos com idade de 65 a 69 anos. Com a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, o agendamento para este público foi aberto mais uma vez nesta quinta-feira (8).
De acordo com a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o agendamento pode ser feito no portal Imuniza Porto Velho, através do link https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina. Os idosos com agendamento marcado receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na sexta-feira (9), das 9h às 17h, e no sábado (10), das 08h às 12h, no Centro Universitário São Lucas - Campus 2.
Para efetivar o agendamento, após acessar o site, é necessário informar os dados pessoais, clicar na opção de local, escolher a data e o horário da vacinação conforme opções apresentadas. Para garantir a vaga, é preciso confirmar as escolhas no botão azul que aparece na parte inferior da tela.
A faixa etária de idosos de 65 a 69 anos integra a segunda fase do Plano Nacional de Imunização (PNI), a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar 11.542 pessoas nessa faixa etária.
A vacinação deste público iniciou no dia 30 de março e até às 19h15 desta quinta-feira (8), 6.535 idosos já tinham sido imunizados contra a doença.
NOVA REMESSA
Para segunda dose não é preciso agendamento
Nesta quinta-feira (8), a capital recebeu 8.260 doses de vacina, sendo 2.460 da CoronaVac e 5.800 da Astrazeneca. Esse é o 12° lote de vacinas recebido.
De acordo com o Informe Técnico que foi encaminhado pelo Ministério da Saúde, das doses recebidas hoje, 1.800 doses de CoronaVac e as 5.800 doses de vacina da AstraZeneca serão utilizadas na aplicação em segunda dose.
Outras 500 doses serão para reforçar a vacinação de primeira dose em idosos na faixa etária de 65 a 69 anos, e as demais 160 serão encaminhadas aos distritos.
SEGUNDA DOSE
Os idosos e trabalhadores da saúde com data agendada para receber a segunda dose no cartão de vacina, entre a sexta-feira e o sábado, também serão vacinados.
Nos casos de aplicação da segunda dose não é necessário agendamento, basta apenas apresentar o cartão de vacina que comprova a aplicação da primeira dose, além de um documento com foto. A imunização com segunda dose ocorrerá na mesma data, horário e local citados acima.
MATEMÁTICA DAS VACINAS
Mais de 50 mil pessoas já receberam a dose da vacina contra a Covid-19
Até o 11º lote de vacina, que foi recebido pela Prefeitura de Porto Velho no dia 1º deste mês, as doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo município totalizavam 72.729. Esse último lote, que possui 11.990 doses, está reservado exclusivamente para a aplicação da segunda dose, por recomendação do Ministério da Saúde.
Das então 72.729 doses recebidas, até às 19h15 desta quinta-feira, a capital já tinha aplicado 50.807 doses, sendo 40.288 em primeira dose e outras 10.519 em segunda dose.
Outras 3.000 doses estão sendo aplicadas na atual ação de imunização que atende a faixa etária de 65 a 69 anos.
Sendo assim, 6.932 doses estão reservadas para a segunda dose de pessoas, isso acontece porque até o 7º lote distribuído pelo Ministério da Saúde, a recomendação era que a primeira dose fosse aplicada e parte dos imunizantes fosse reservada para a segunda dose.
A orientação mudou entre o 8º e 10º lote, que tiveram todas as doses destinadas para a aplicação em primeira dose, a exceção foi justamente o 11º, que foi enviado pelo ministério exclusivamente para a segunda aplicação.
Texto: Jefferson Carvalho
Fotos: Leandro Morais e Wesley Pontes
Cheia do rio Madeira deve permanecer na média histórica em 2021
Nos próximos 3 a 4 dias, o rio Madeira pode apresentar uma pequena subida até estabilizar e começar a baixar
Sistema de ônibus pode ter passagem congelada em 3 reais
Outra informação importante: como as tarifas vão custar 1 real por três meses; 2 reais por outros três meses e 3 reais em novembro e dezembro, a Prefeitura pode manter algum tipo de subsídio à empresa, para que as passagens continuem custando os mesmos 3 reais, durante o ano que vem
Candeias não aplicou ainda metade das vacinas que recebeu
Na contramão, a pior performance é de Candeias do Jamari, que até agora havia recebido 1.787 doses e aplicado apenas 899, com o percentual de apenas 49,7 por cento de imunizações, mesmo a Prefeitura tendo vacinado durante todo o feriadão de Páscoa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook