Porto Velho conta com frota de veículos novos para recolhimento do lixo na capital e nos distritos
Estrutura vai atender toda demanda de coleta domiciliar, seletiva e resíduos das unidades de saúde
Parte da estrutura é composta de uma frota de veículos novos
Porto Velho agora conta com uma grande estrutura disponibilizada pela EcoRondônia, a nova concessionária que já está gerenciando todo sistema de coleta, transporte e destinação correta dos resíduos sólidos na capital e nos distritos, por meio de Parceria Público-Privada com a Prefeitura.
Parte dessa estrutura é composta de uma frota de veículos novos para operacionalizar os serviços com eficiência, garantindo mais sustentabilidade e saúde para a população, com a execução de um serviço ambientalmente correto.
“Uma cidade não sobrevive a três ou quatro dias sem limpeza urbana. Por isso, optamos pela modalidade de técnica e preço, onde apenas participam empresas nacionais, que é o que acontece em todas as capitais do Brasil. Temos que ter uma empresa sólida para poder dar garantia de efetividade no serviço”, afirmou o prefeito Hildon Chaves.
No total, são 84 equipamentos que vão atender toda demanda de coleta domiciliar, coleta seletiva e também a de resíduos do sistema de saúde municipal, sendo que estes últimos têm uma destinação diferenciada dos demais e precisam ser incinerados de forma adequada.
São 84 equipamentos que vão atender toda demanda de coleta
Além dos caminhões apropriados para realizarem a coleta nas ruas, a concessionária conta com veículos de apoio, caçambas estacionárias, tratores e escavadeiras.
Para atender toda região do baixo Madeira, estão equipados com balsas, rebocadores e voadeiras.
“A nova frota de veículos, totalmente modernizada, já está em atividade, para assegurar que as ações sejam realizadas com a máxima eficiência e responsabilidade ambiental”, comentou Cleberson Pacheco, titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).
SUSTENTABILIDADE
O foco principal da gestão municipal, em se tratando da coleta de resíduos sólidos através dessa Parceria Público-Privada (PPP), são as melhorias nas atividades essenciais ao saneamento e à sustentabilidade na capital e nos distritos. Com isso, também atende os requisitos da Lei nº 12.305/2010, que é a lei de resíduos sólidos vigente no Brasil.
ESTIMATIVA
Toda essa estrutura é necessária por conta da estimativa da coleta de 11 mil toneladas por mês de resíduos na capital Porto Velho e distritos. Pelo contrato, a empresa também vai entregar EcoPontos e Centros de Educação Ambiental.
A PPP ainda inclui um programa de educação ambiental para ensinar a importância da reciclagem e o recolhimento de cerca de nove toneladas de lixo hospitalar provenientes de 50 unidades de saúde municipais. Nesses 20 anos, a concessionária vai movimentar cerca de R$ 2 bilhões para operacionalizar o sistema.
Denis Minev destaca futuro promissor e oportunidades de empreender em Porto Velho
Diretor-presidente do Grupo Bemol enfatiza o crescimento exponencial de Rondônia durante o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”
Apenas serviços essenciais funcionarão na sexta-feira (24)
Dia 24 de maio se comemora o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira do Município
Prefeitura proporciona acolhimento para 49 profissionais do Programa Mais Médicos
Atividade busca orientar sobre as diretrizes do programa, além de atualizar conhecimentos sobre a atuação da atenção básica
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook