Porto Velho investe em tecnologia para proteger vidas no trânsito
Câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da capital devem começar a funcionar até março
Secretário Anderson Pereira destaca que os locais que receberão o monitoramento serão devidamente sinalizados
Postes com câmeras de segurança começaram a aparecer em alguns cruzamentos da capital rondoniense. Trata-se de um sistema de monitoramento com a finalidade de coibir infrações de trânsito e reduzir os acidentes, instalado a partir de um convênio entre a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), e o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO).
Com a instalação, algumas dúvidas e rumores surgiram entre os moradores da capital. O secretário da Semtran, Anderson Pereira, explica que a implantação do sistema é uma exigência do governo federal.
"Foram escolhidos 14 cruzamentos da capital através de dados estatísticos que mostram alto índice de acidentes nesses locais, inclusive com óbito. Essa medida atende a uma exigência do governo federal, que impõe a redução de acidentes com mortos e feridos em área urbana, como pré-requisito para manter investimentos no trânsito e mobilidade", explicou.
Conforme o secretário, as câmeras de monitoramento ficarão de olho nos motoristas que avançarem o sinal vermelho, que pararem em cima da faixa de pedestres ou faixa de motociclista, que fecharem o cruzamento e não respeitarem o limite de velocidade. O descumprimento dessas normas de trânsito flagrados pelas câmeras de monitoramento, vai acarretar multa ao motorista infrator.
Postes com câmeras de segurança começaram a aparecer em alguns cruzamentos da capital rondoniense
"É importante frisar que nada é escondido. Os locais que receberão o monitoramento serão devidamente sinalizados. É obrigatório por lei que cada ponto tenha uma placa avisando que aquele local possui fiscalização em vídeo", disse.
A instalação das câmeras é feita através de um investimento de R$ 4 milhões feito pelo Detran e segue em processo de execução. Além dos postes, o sistema também engloba uma central de monitoramento que será implantada na sede da Semtran. A previsão de início do funcionamento é ainda no primeiro trimestre de 2024.
MADRUGADA
Conforme o secretário, uma das maiores dúvidas que surgiram entre a população quanto ao sistema de câmeras, é sobre o funcionamento durante a madrugada. A legislação brasileira considera infração gravíssima e penalidade de multa para o motorista que avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória a qualquer horário do dia. Contudo, devido a questão de segurança, muitos motoristas avançam o semáforo a fim de prevenir assaltos e crimes.
"Pensando na segurança da população, principalmente em locais escuros, mais vazios e em certos horários, estamos fazendo estudos para ver qual a melhor forma de resolver essa questão. Alguns estados usam o semáforo intermitente durante a madrugada e outros suspendem as penalidades após sua aplicação. Estamos avaliando cada situação", explicou Anderson.
CRUZAMENTOS MONITORADOS
• avenida Prefeito Chiquilito Erse x avenida dos Imigrantes;
• rua Rafael Vaz e Silva x avenida Sete de Setembro;
• avenida Calama x avenida Prefeito Chiquilito Erse;
• avenida Governador Jorge Teixeira x avenida Amazonas;
• avenida Prefeito Chiquilito Erse x avenida José Vieira Caúla;
• avenida Guaporé x avenida Amazonas;
• avenida Lauro Sodré x avenida dos Imigrantes;
• avenida Raimundo Cantuária x rua Buenos Aires;
• avenida Abunã x rua Brasília;
• avenida Pinheiro Machado x avenida Presidente Dutra;
• av. Gov. Jorge Teixeira x av. Raimundo Cantuária;
• avenida Rio de Janeiro x avenida Prefeito Chiquilito Erse;
• avenida Duque de Caxias x avenida Marechal Deodoro
Ações preventivas são reforçadas para combate às queimadas em Rondônia
São ações e procedimentos de forma preventiva ao combate aos focos de calor no Estado, decorrentes do desmatamento e queimadas não autorizadas
Inscrições para primeira etapa do Revalida terminam nesta sexta
Provas serão aplicadas no dia 17 de março em 10 cidades brasileiras
Prefeitura atua para a limpeza da região dos desfiles carnavalescos
Equipe de limpeza atua antes e após as apresentações dos blocos de carnaval
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook