Porto Velho ofertou testagem e vacinação contra a covid-19 em ação com o Ministério da Saúde
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da ação diretamente de Manaus
Ação ocorreu no Centro de Referência da Mulher, na capital
Em uma ampla ação promovida pelo Ministério da Saúde, a prefeitura de Porto Velho ofertou, neste sábado (22), testagem e vacinação contra a covid-19. O público foi atendido das 9h às 13h, no Centro de Referência de Saúde da Mulher, no bairro Embratel.
Prefeito Hildon Chaves acompanhou ação em Porto Velho junto a autoridades
“Nós saudamos a todos que vieram se vacinar ou fazer o teste. Neste ato, há a busca de preservação da saúde e, sobretudo, da vida. Movimentos como este, representam a vitória da ciência e da racionalidade sobre o obscurantismo”, declarou o prefeito Hildon Chaves na solenidade.
A ação também contou a presença do vice-prefeito Maurício Carvalho, que reiterou a necessidade da segunda dose e dose de reforço: “Nossa ação é contínua no município de Porto Velho que ocorre por conta do esforço feito pelos nossos servidores. Os casos positivos continuam, mas de forma leve, e isso é resultado da vacina”, declarou.
AÇÕES
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, os esforços têm sido constantes para dar maior cobertura de atendimento contra a doença. “A procura pela vacinação está dentro da normalidade. Hoje, as pessoas estão buscando mais testagem, tanto que, somente na mobilização deste sábado, mais de mil pessoas serão atendidas”, informou. Para a ação, a Semusa mobilizou mais de 80 servidores.
Vice-prefeito Maurício Carvalho destacou importância do ciclo vacinal completo
A iniciativa de mobilização para estimular quem ainda não se imunizou e incentivar o retorno aos postos de vacinação para a segunda dose ou a dose de reforço foi ampliada pela Prefeitura. As Unidades Básicas de Saúde Manoel Amorim de Matos, Hamilton Gondim e a Unidade de Pronto Atendimento Ana Adelaide prosseguem com ações de testagem até às 18h.
“A partir de segunda-feira (24), mesmo sendo feriado, teremos metade das Unidades Básicas de Saúde atendendo síndrome gripal e a outra com vacinação de rotina, covid-19 e demais atendimentos. A ideia é não misturar pacientes, diminuir a contaminação e atender melhor a população. Pedimos a compreensão da população, pois infelizmente não conseguimos atender num mesmo dia todos que buscam o serviço e usando toda a capacidade possível de servidores”, acrescentou Eliana.
REGIÃO NORTE
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou diretamente de Manaus (AM). Ele fez um relato das dificuldades enfrentadas pelo sistema único de saúde (SUS) para atender a todos, principalmente na região Norte, diante das dimensões continentais e áreas remotas.
Vacinação segue disponível nas unidades de saúde
“Já vencemos um momento de grande dificuldade. Hoje, sem dúvidas, estamos mais fortes. O SUS tem uma capacidade maior de atender os casos graves e, isso, se deve pelo fortalecimento feito a partir de 2020. Por outro lado, essa região não tem a mesma capacidade de resposta do que outras partes do país”, declarou.
CUIDADOS
Após três dias com sintomas leves, o auxiliar administrativo Geice Sebastião Silva dos Santos Júnior optou por buscar atendimento na testagem em massa. “Eu já tomei duas doses de vacina e aguardo a terceira. Vim fazer o teste, pois o quanto antes saber é melhor para evitar contato com meus pais e amigos”, contou.
REGISTROS
Em Porto Velho, o evento também contou com a participação da secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, da deputada federal Mariana Carvalho, do secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti, além de outras autoridades.
SAÚDE - Ação de testagem e vacinação contra a covid-19
Drive-thru de Testagem Rápida realizado neste sábado reforça ações do Governo de Rondônia para frear avanço da covid-19
A atividade faz parte das novas medidas anunciadas pelo Governo na área da saúde, com o objetivo de detectar o maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus
Programa “Plante Mais” garante mais de 700 mil mudas de café clonal e equipamentos agrícolas a produtores rurais do Vale do Guaporé
A entrega das mudas faz parte do Programa “Plante Mais”, criado com o intuito de combater ao desmatamento e incentivar o aumento da produção cafeeira e cacaueira em Rondônia
Procon orienta pais de alunos sobre lista de material escolar
Agência do Procon visitará as papelarias e livrarias para orientar gerentes e funcionários, a partir de segunda-feira (24), a fim de evitar as práticas abusivas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook