Porto Velho participa da primeira reunião presencial do Gaepe-RO
Compromisso com a educação em Rondônia é reforçada por instituições públicas
Encontro reuniu órgãos públicos e autoridades envolvidas no debate da educação
As ações e políticas públicas voltadas à educação de Rondônia foram reforçadas pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-RO) na última semana. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), esteve entre os órgãos públicos e autoridades envolvidas no debate.
Na ocasião, a titular da Semed, Gláucia Negreiros, sustentou as ações implementadas e desenvolvidas por meio de programas e demais mecanismos estruturantes para o aprimoramento da educação infantil e ensino fundamental.
Uma das iniciativas recentemente realizadas pela Semed, em conjunto com o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Fundação Lemann e Instituto Gesto, é a série de formações de professores, supervisores e gestores escolares, por meio do programa Alfabetiza Porto Velho, que gerou outras ações como o Avalia Porto Velho, Avança Porto Velho e Busca Ativa, uma plataforma nacional que busca identificar, verificar e matricular crianças e pré-adolescentes que estão fora da sala de aula, combatendo a evasão escolar.
Em Porto Velho, centenas de estudantes já foram assistidos por esta iniciativa. “Nossa gestão sempre buscou disponibilizar o melhor acesso ao ensino público, mais conforto com reformas e ampliações nas estruturas das instituições escolares, materiais básicos e laboratórios de informática aos estudantes, construção de mais unidades escolares, além de outros benefícios aos profissionais da educação que refletem diretamente em um ensino de qualidade”, declarou Gláucia Negreiros.
Durante dois dias consecutivos, o Gaepe-RO promoveu reuniões com diálogos para avançar em pautas estruturantes voltadas à educação rondoniense. Os encontros presenciais foram realizados para apresentar novas perspectivas quanto a temas centrais enfrentados pelos governos municipais, como regime de colaboração, aprimoramento da educação infantil, além da seleção e formação de gestores escolares.
O Gaepe-RO iniciou no Estado de Rondônia há dois anos e tem como missão fornecer elementos técnicos e segurança jurídica aos chefes do Poder Executivo para desenvolver tomada de decisões estratégicas voltadas à educação.
Na prática, cria-se um espaço de diálogo entre gestores, órgãos de controle e o sistema de justiça para que, juntos, tenham a mesma perspectiva sobre a realidade a ser enfrentada na implementação das políticas públicas nos municípios.
A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule, em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Além disso, conta com a participação de órgãos de controle e do sistema de justiça, em constante diálogo com representantes da Secretaria Municipais de Educação e demais entidades afins.
Multa por inadmissão ou improcedência de agravo interno não é automática
A decisão teve origem em ação de danos materiais e morais ajuizada contra uma empresa, sob a alegação de que ela teria causado prejuízos ao retirar benfeitorias na desocupação de imóvel do qual era locatária
Como É Feita A Primeira Consulta Com A Ginecologista?
A Head de Saúde da Mulher na Vibe e ginecologista, Dra. Stephani Caser ecplica como é feita a primeira consulta com ginecologista
Qual É A Diferença Entre Psiquiatra E Psicólogo?
Sabe-se que ambos os profissionais atuam para oferecer o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, cada área apresenta métodos distintos de atuação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook