Porto Velho poderá reter Imposto de Renda diretamente na fonte decorrente de pagamentos a fornecedores
Medida significa ingresso de recursos aos cofres do município
Servidores dos departamentos financeiros participam de capacitação
Com o objetivo de garantir incremento à receita de Porto Velho, a Prefeitura iniciará a retenção do Imposto de Renda (IR) na fonte sobre pagamentos efetuados pelo próprio município. Para isso, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) promoveu, nesta sexta-feira (11), um treinamento aos departamentos financeiros de todas as secretarias.
Subsecretária da Receita Municipal, Maria Sandra Bandeira
A medida da Prefeitura chega após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2021, autorizando que os municípios ficassem com a receita do IR retido na fonte decorrente do pagamento a fornecedores, conforme explica a subsecretária da Receita Municipal, Maria Sandra Bandeira.
“Nós já ficávamos com o IR retido na fonte sobre o salário dos servidores. Agora nós temos também sobre os pagamentos. Para isso, o prefeito Hildon Chaves emitiu um decreto no último mês de fevereiro obrigando a retenção e para que o dinheiro decorrente disso fique com a Prefeitura de Porto Velho”, explica.
Na prática, a medida significa um ingresso significativo de recursos que passam a integrar a receita e os cofres públicos do município. A retenção obrigatória entrará em vigor a partir do próximo dia 21 de março, quando terá fim o treinamento dos servidores.
Além dos departamentos financeiros das secretarias, também passam pelo treinamento a Agência de Desenvolvimento do Município, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores (Ipam) e a Câmara Legislativa, pastas que realizam o pagamento a fornecedores.
Fotógrafo Orlando Brito morre aos 72 anos em Brasília
Profissional foi um dos mais reconhecidos do país
Prefeitura convoca enfermeiros e técnicos de enfermagem classificados em processo seletivo
Profissionais têm 15 dias para apresentarem documentação na Semad
Sintero denuncia aumento da violência contra as mulheres em Rondônia durante ato público no dia 08 de março
Durante o ato Pela Vida das Mulheres foi realizado um café da manhã e um pitstop com a entrega de materiais educativos e orientativos sobre a violência contra as mulheres
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook