Porto Velho Shopping realiza exposição em tamanho real 'Amazônia em Nossas Mãos'
Objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza e combater as queimadas
O Porto Velho Shopping, administrado pela Ancar Ivanhoé, junto com o artista plástico Bruno Alves de Souza e o paisagista Thulio Castro, criaram a exposição em tamanho real “Amazônia em Nossas Mãos”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza e combater as queimadas enquanto todos são responsáveis. A exposição está na Praça de Eventos Calama, até o dia 27 de outubro.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só em 2019 foram queimados 24.944 quilômetros quadrados no bioma amazônico. A área afetada é quatro vezes maior comparada a 2018, quando foram queimadas 6.048 quilômetros quadrados.
“Sabemos que esse assunto não é recente, que temos problemas com as queimadas há anos, mas o tema é extremamente importante quando vemos números tão grandes de devastação. Por isso cumprimos nosso papel de agentes transformadores estimulando a população a olhar pela Amazônia e cuidar porque ela é nossa”, afirma Taciana Melo, gerente de marketing do shopping.
A exposição em tamanho real ganhou forma com galhos queimados, árvores, carvão em cinzas. Os animais empalhados foram cedidos pelo Mastozoologia & Vertebrados Terrestres da UNIR. As mãos gigantes foram produzidas pelo Artista Plástico, Bruno Alves de Souza e o paisagismo por Thulio Castro. O projeto conta com o apoio do Grupo Eletrosat, Antônio Araújo Reformas, Casa das Plantas e Emdur.
Conheça nossos projetos sustentáveis
Fábrica de Sabão
A Fábrica de sabão foi o primeiro projeto de sustentabilidade que o shopping implementou, desde 2017. O óleo coletado dos restaurantes da Praça de Alimentação somam mais de 22 mil litros. Deste óleo são reaproveitados 10%, para confecção de sabão em pedra e as velas.
Compostagem
A compostagem é feita através da coleta de restos de comida in natura como, frutas, legumes, verduras, borra de café, folhas secas e grama cortada, dos lojistas parceiros. A coleta começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes para experimentar a compostagem. Com isso já colhido em torno de 1.400 kg de comida até abril/2019 gerando 1.966 kg de adubo composto.
Horta Orgânica
Em 2018 iniciou o projeto de horta, baseado na compostagem de alimentos da praça de alimentação. São 15 canteiros de horta com capacidade total de 3 mil mudas de hortaliças.
Bituca de Cigarro
Em março de 2019 iniciou a reciclagem de bituca de cigarro. Os pontos de coleta estão em todas as entradas do shopping. As bitucas são enviadas para uma empresa especializada que a transforma em celulose.
Loja Sustentável
Implantada em janeiro de 2019, para a comunidade participar na Coleta Seletiva a loja está localizada ao lado da Praça de Alimentação Calama, no 2º piso. Nela são divulgados os projetos e disponibilizados sabão e hortaliças produzidas no shopping.
Pilhas e Baterias
Já foram recicladas mais de 500 kg de pilhas e baterias. O shopping coleta esse material e envia para a empresa de destinação correta. Ponto de coleta: Loja Sustentável.
Capsula de café
O shopping utiliza o pó concentrado na capsula para a compostagem e o recipiente para artesanato e produção de vela e sabão. E já foram reciclados mais de 95 kg, em 2019. Ponto de Coleta: Loja Sustentável.
Lâmpadas
As lâmpadas utilizadas em todo o shopping que já não servem para uso são destinadas a empresa de reciclagem. Só em 2019 foram enviadas mais de 1.800 unidades de lâmpadas queimadas.
Missa de Sétimo Dia reúne familiares e amigos de Décio Bueno
A Missa de Sétimo Dia acontece amanhã, 24 de outubro, às 19 horas, na Igreja São Luiz Gonzaga
Energisa realiza cadastro de tarifa social em cinco bairros de Porto Velho
Segundo o Coordenador de Eficiência Energética, Talis Henrique, os clientes foram mapeados a partir do cruzamento de dados daquelas pessoas que são inscritas no Cadastro Único, mas não têm a TSEE
PEC da Polícia Penal tramita em regime de urgência para votação em segundo turno
A criação da polícia penal é anseio da classe penitenciária desde 2004
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook