Porto Velho trabalha transformação social através do esporte e do lazer

Vários polos de atividades que estavam abandonados foram reformados e revitalizados nos últimos anos

Texto: André Oliveira Foto: André Oliveira
Publicada em 29 de setembro de 2023 às 15:32

Parque aquático Vinícius Danin, na Vila Olímpica de Porto VelhoParque aquático Vinícius Danin, na Vila Olímpica de Porto Velho

Nos últimos anos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), implantou programas e projetos que vêm contribuindo para que a cidade se consolide no cenário como um dos mais importantes centros esportivos e de lazer do estado de Rondônia. Hoje, Porto Velho oferece ampla estrutura para atender os próprios moradores e também para receber grandes eventos esportivos.

A Semes, em todos esses anos, sempre manteve o foco em políticas públicas de esporte e lazer, são vários polos esportivos espalhados pela cidade de Porto Velho que são administrados pela secretaria. Esses equipamentos municipais são estruturas públicas que oferecem diversas atividades esportivas para a saúde, bem-estar e lazer para a população de todas as regiões da capital.

Destaque para a transformação da Vila Olímpica Chiquilito Erse: o complexo estava abandonado há quase 30 anos e era um problema na vida dos moradores da região. Foi na gestão de Hildon Chaves que ele foi reconstruído, cujo projeto foi incluída a modernização de todo o prédio, com a substituição da estrutura metálica de cobertura, arquibancadas, pisos, paredes e iluminação de LED. A entrega da primeira parte das obras aconteceu em junho do ano passado, e contou com as presenças do então ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento e do secretário-adjunto Nacional de Esporte, André Alves.

Ginásio Eduardo Lima e Silva, o Dudu, na zona Sul da capitalGinásio Eduardo Lima e Silva, o Dudu, na zona Sul da capital

A Vila Olímpica atualmente recebe alunos do Programa Talentos do Futuro em diferentes modalidades, como por exemplo, judô, futebol, karatê e também natação, no parque aquático Vinícius Danin. O local também é palco de grandes eventos como, por exemplo, a primeira edição da Copa Zico, com a presença do ídolo do futebol na final na Vila Olímpica.

Na zona Sul da capital, outro polo esportivo estava abandonado: o Ginásio Eduardo Lima e Silva (o Dudu). Em 2017, ainda no início da gestão, o prefeito Hildon Chaves, determinou e a Semes liderou um mutirão de limpeza e pintura no local. O espaço acumulava lixo, a estrutura estava danificada e os banheiros inapropriados para o uso. Com a reforma, a quadra poliesportiva foi uma das primeiras do município de Porto Velho a contar com piso 100% epóxi, material de primeira qualidade aplicado para as grandes competições nacionais. As tabelas de basquete são móveis e hidráulicas – Modelo NBA Internacional, o ginásio também ganhou placar eletrônico e ambiente climatizado.

Ginásio Vinícius Danin, também na Vila OlímpicaGinásio Vinícius Danin, também na Vila Olímpica

Na zona Norte de Porto Velho, os moradores podem desfrutar de um espaço digno para atividades físicas, esporte e lazer. Em 2021, foi reinaugurada a quadra esportiva, denominada João Lima de Souza, totalmente revitalizada. Na zona Leste, em agosto de 2021, também foi entregue à população do bairro Esperança da Comunidade o ginásio Poliesportivo Sérgio Siqueira de Carvalho, e também foi revitalizada a quadra poliesportiva do bairro Três Marias.

De acordo com a secretária da Semes, Ivonete Gomes, o esporte é uma realidade na nossa capital, com os investimentos da Prefeitura foi possível transformar a realidade desses espaços. “Hoje em dia, nossos polos recebem mais de 2 mil alunos matriculados do Programa Talentos do Futuro, que também foi implantado nessa gestão, e hoje são ofertadas diversas modalidades esportivas gratuitas para nossas crianças e jovens. É uma alegria ver a transformação do esporte e lazer nos últimos anos em Porto Velho”, disse a secretária.

O secretário-adjunto da pasta, Edilson Pacheco, destaca ainda outras ações que a secretaria vem desenvolvendo nos últimos anos, como, por exemplo, o projeto Rua de Lazer, que leva brincadeiras e atividades esportivas pelos bairros, comunidades e distritos. “Vale destacar ainda a realização do programa Qualidade de Vida, que beneficia os idosos com o projeto Viver Ativo, com atividades físicas orientadas para a terceira idade e ainda o projeto Viva bem que também leva exercícios físicos em seis polos da capital”, finaliza o adjunto.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook