Possíveis causas do cachorro estar vomitando
Pode não ser nada grave, mas também pode ser um sinal que pede investigação. Aprenda a diferenciar
Assim como acontece conosco quando ingerimos algo indigesto, os animais também vomitam. Esse é o principal motivo pelo qual o sintoma acontece e nem sempre significa que você precisa se preocupar. No entanto, exige observação, pois pode causar desidratação ou ser um sinal de alerta de algo mais grave.
Como esse é um sintoma não muito incomum entre os cães domésticos, é uma boa ideia ter na farmacinha de casa um remédio para cachorro que ajude nessas situações. Assim você pode minimizar o desconforto do animal enquanto não procurar ajuda, o que deve ser feito o quanto antes, caso o vômito persista.
Os animais tentam, pelo comportamento, nos comunicar sobre o que estão sentindo e, como eles não falam, um bom tutor é aquele que consegue observar bem e entender o que eles estão tentando nos dizer. No caso do vômito, a primeira coisa a fazer também é tentar identificar o motivo do sintoma.
O cachorro comeu algo diferente? Comeu demais? Engoliu algo? Está muito calor? Essas são perguntas básicas, mas muito importantes, inclusive se você vai procurar ajuda profissional. O veterinário vai precisar dessas respostas para começar uma boa investigação das causas do vômito.
A primeira hipótese é sempre que o cachorro tenha ingerido algo que seu organismo esteja rejeitando. A intolerância a algum ingrediente das rações é comum e pode acontecer mesmo que ele já esteja acostumado com aquela marca. Nesses casos, trocar a ração costuma ser a solução.
A diarreia é um sintoma que pode vir junto ao vômito em casos em que o problema é o que o animal comeu. Nesses casos, o cuidado para que o animal não desidrate precisa ser redobrado e a suspeita sobre a causa ser a comida é grande.
Os animais não devem comer nossos restos, especialmente se estamos falando de comidas muito condimentadas. O motivo é que eles não digerem bem vários dos nossos temperos. Se o cachorro vomitar após comer comida humana, pare de oferecer esses alimentos imediatamente.
O vômito também é um sintoma frequente de várias doenças caninas e só uma investigação detalhada pode dar um diagnóstico certo. Por isso é tão importante procurar um especialista caso o cachorro vomite com frequência, o que não é normal.
Contudo, se foi um caso pontual e o animal continua brincando e comendo normalmente, mantenha a observação, mas fique tranquilo. É importante reforçar a oferta de água para que o animal não fique desidratado. Se ele recusar, pense em alternativas.
Observar a cor do vômito pode ajudar a identificar a causa
A cor do vômito também pode te ajudar a identificar as causas do problema. Para te ajudar, fizemos uma lista com algumas cores e hipóteses:
- Amarelo: a bile, produzida pelo fígado do animal, tem essa coloração. Nesses casos, é provável que o cachorro tenha passado muito tempo de estômago vazio e comeu muito rápido por conta disso;
- Verde: uma concentração maior da bile pode dar um tom mais verde ao vômito, o que nos leva inevitavelmente às suspeitas do tópico acima. Caso o sintoma não passe logo, procure ajuda, pois a cor pode ser indicativo de um problema digestivo mais grave;
- Marrom: essa é a cor da maioria das rações e já indica, de cara, que o problema está relacionado a ela. Nem sempre é intolerância ao alimento, mas pode ser que você esteja oferecendo comida demais ou que ele esteja comendo numa posição não ergonômica;
- Vermelho: nesse caso a primeira coisa a fazer é verificar se o vermelho significa sangue no vômito. Ele pode estar com hemorragia, obstrução intestinal ou até algo manifestando um sinal de doenças mais graves. Se for sangue, procure ajuda imediatamente;
- Branco: se o vômito tem uma espuma branca, a principal hipótese também é que ele tenha comido algo que não fez bem.
Dia do Advogado: 5 tecnologias que estão mudando a vida do advogado
Soluções colaboram para que profissionais do direito possam atender um número maior de clientes de forma mais fácil e em menos tempo
MPF reitera que denúncia contra ex-agentes da ditadura pela morte de metalúrgico deve ser aceita pela Justiça
Para o órgão, ao rejeitar denúncia e impedir punição do crime, TRF3 violou garantia da dignidade humana prevista na Constituição
Após ação do MPF, Justiça Federal defere liminar para garantir direitos das pessoas negras em concurso da PRF
O objetivo é que seja respeitada a reserva de 20% das vagas em todas as fases do concurso para cargos de policial rodoviário
Comentários
Olá pessoal do fórum, Recentemente, eu estava buscando informações sobre como tratar vermes em cachorros e acabei encontrando um artigo bastante interessante sobre o assunto. O texto, que pode ser acessado por meio do link https://qualmelhorproduto.com.br/pets/remedio-de-verme-para-cachorro/vermifugo-para-cachorro-os-6-remedios-mais-vendidos/, traz uma lista com os seis remédios mais populares para o combate aos vermes em cães. A leitura do artigo é extremamente útil e esclarecedora para aqueles que precisam tratar seus pets contra vermes. Afinal, manter o animal livre desses parasitas é fundamental para a saúde do animal e para a harmonia do convívio em casa. Portanto, eu recomendo que todos aqueles que estão lidando com esse problema acessem o artigo e escolham o remédio mais adequado para o seu cão. Tenho certeza que as informações presentes no texto serão de grande ajuda. Espero ter contribuído para a solução desse problema. Abraços.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook