Postos de combustíveis com aumento abusivo são autuados pelo Procon Rondônia

Apenas no primeiro dia de fiscalização foram seis postos que receberam um auto de infração e terão que responder a processo administrativo

Devanil Júnior Fotos: Daiane Mendonça
Publicada em 07 de fevereiro de 2020 às 14:06
Postos de combustíveis com aumento abusivo são autuados pelo Procon Rondônia

Postos de combustíveis podem estar cometendo prática abusiva

O Procon Rondônia, órgão público de defesa do consumidor, realiza entre quinta (6) e sexta-feira (7) uma fiscalização em postos de combustíveis para apurar as denúncias de aumento abusivo nos preços da gasolina e do diesel que foram relatadas pelos consumidores. Apenas no primeiro dia de fiscalização foram seis postos que receberam um auto de infração e terão que responder a processo administrativo.

Nos postos autuados, foi constatado que o preço da distribuidora não tinha aumentado, mas mesmo assim foi repassado um aumento para os consumidores, essa é situação que tipifica o aumento abusivo segundo Estevão Ferreira, coordenador do Procon Rondônia.

“O Código de Defesa do Consumidor tipifica no artigo 39, inciso X, que a elevação sem justa causa do preço de produtos e serviços caracteriza prática abusiva. Os donos dos postos precisam estabilizar os preços, pois a população sofre muito com essa gangorra de valores e não consegue se programar. Caso comprovado as irregularidades, seria uma ação absurdamente lesiva ao consumidor rondoniense e nós, como órgão de proteção e defesa do consumidor, não podemos permitir essas manobras. Dessa vez estamos usando o instrumento de maior punição do Procon Estadual que são os autos de infração que podem culminar em multas consideráveis”, conclui Estevão.

Segundo o gerente de fiscalização, Vitor Ferrare, a ação foi desencadeada para apurar as inúmeras denúncias que o Procon Rondônia recebeu. “Tivemos quedas consecutivas do preço nas refinarias, agora em fevereiro tivemos outro de 4% na gasolina e com base nesse reajuste a tendência é que o combustível diminuísse de preço, mas aconteceu o inverso, o combustível aumentou”.

A denúncia pode ser feita no Tudo Aqui, em Porto Velho, ligando 151 ou pela internet no site https://www.consumidor.gov.br

Comentários

  • 1
    image
    Carlos Puruna 07/02/2020

    TODO MUNDO SABE QUE É O CARTEL AGINDO. AGORA QUEM DEVERIA AGIR COM RIGOR, QUEM TEM MUITO MAIS PODER QUE O PROCON, INFELIZMENTE FICA DE BRAÇOS CRUZADOS.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

SEMED informa data do início das aulas e atraso em quatro escolas municipais

SEMED informa data do início das aulas

Retorno das aulas acontece na próxima segunda-feira (10). Escolas Venâncio Kottwitz, Aldemir Lima Cantanhede, Magdalena Tagliaferro e Professor Gessi Janes, que será inaugurada, terão início adiado