Práticas sustentáveis fazem parte das iniciativas do Iperon para conscientização ambiental
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia distribuiu há um ano canecas e squeezes aos servidores. A iniciativa já rende frutos, com diminuição de aproximadamente 37% do uso de copos descartáveis
Servidores receberam squeezes para evitar o consumo dos descartáveis.
A conscientização ambiental passou a ser foco nos últimos anos, pequenos hábitos podem fazer a diferença na redução do impacto ambiental e pensando nisso, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) distribuiu há um ano canecas e squeezes aos servidores. A iniciativa já rende frutos, a diminuição de aproximadamente 37% do uso de copos descartáveis e a prioridade no uso do material reutilizável.
De acordo com o almoxarifado do Iperon, há redução de 5.100 copos plásticos por mês.
“O Iperon se uniu no sentido de buscarmos boas práticas um uso mais adequado dos bens, sabemos que todos nós precisamos buscar práticas saudáveis de modo a favorecer o meio ambiente e o nosso planeta”, declara a presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio.
O resultado é de uma ação simples, mas que contribui para um planeta melhor, advém dos novos hábitos entre os servidores, dentre eles a analista em previdência Daiane Medeiros, que deixou de utilizar descartáveis desde a campanha adotada pelo Iperon. “Achei que foi um projeto muito consciente e de grande importância social. Pela praticidade de utilizar utensílios descartáveis não paramos pra analisar o quanto de lixo diário nós produzimos apenas ao tomar água, e após o projeto de sustentabilidade e ter conhecimento dessa quantidade de lixo, fez com que tivéssemos maior consciência e trabalhasse para essa redução”, afirma a analista.
Os maus hábitos como o uso de descartáveis, impressões desnecessárias, não separar os lixos e a má utilização da energia e água são práticas que devem ser repensadas.
“Cada um de nós dentro da nossa realidade pode fazer a diferença somando esforços tanto no ambiente familiar, no ambiente doméstico, como no ambiente de trabalho. É possível que no final nós possamos colaborar para que o nosso planeta seja um planeta mais sustentável, melhor utilizado, com práticas mais educadas e saudáveis para todos”, conclui a presidente.
A analista Daiane levou as boas práticas pra sua vida. “Em casa evitamos utilizar produtos descartáveis e reaproveitamos as embalagens plásticas de produtos que consumimos, evitamos ter equipamentos eletrônicos ligados sem utilização e fazemos a separação de lixo orgânico e descartáveis”, finaliza Daiane.
O Iperon busca ampliar o trabalho e eliminar o uso de descartáveis na rotina do Instituto, também possui projetos na realização de práticas mais sustentáveis, entre elas a economia na energia elétrica, o melhor uso das impressões, a doação de toners e a participação na campanha “Tampinhas e Lacres de Amor”, em parceria com Associação Voluntária de Combate ao Câncer em Porto Velho.
Cédula de R$ 200 entra em circulação hoje
BC diz que serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades
Capitania Fluvial de Porto Velho atua no rio Madeira para salvaguarda da população
Nesta Semana da Pátria, o Comando da instituição militar fluvial divulga o balanço de suas atividades em 2019 e em quase oito meses de 2020. A Capitania despachou até agosto deste ano 1.091 embarcações
Governo destina recursos para redução da tarifa de energia elétrica
MP 9988/2020 foi publicada hoje no Diário Oficial da União
Comentários
Temos que ter bons hábitos,para ter um ambiente saudável
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook