Prefeito Hildon Chaves recebe relatório com os avanços na educação de Porto Velho
Alfabetiza Porto Velho foi destacado, por ampliar o aprendizado nos alunos do 1º ao 3º ano do fundamental
Prefeito Hildon Chaves destaca que programa Alfabetiza Porto Velho melhorou muito os índices educacionais
Porto Velho atravessa um momento de avanço em todas as áreas. E um dos setores que o município experimentou mais avanços foi a educação infantil, com investimentos e a implantação de programas e ações que impulsionaram o desempenho dos alunos e a qualidade educacional.
Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito Hildon Chaves recebeu em seu gabinete a secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, acompanhada da adjunta, Paula Ramos, que apresentaram o esboço de um documentário com o resumo das atividades e registrando os avanços da educação na capital, no recorte de 2021 a 2024. O secretário Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, também participou do encontro.
"São números expressivos, que devemos comemorar, pois é fruto de um trabalho de planejamento, de investimentos e de parcerias, a exemplo da que foi firmada com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para a implantação do Alfabetiza Porto Velho, programa que se mostrou muito exitoso e que melhorou muito os índices educacionais e de aprendizagem dos nossos alunos do ensino infantil", destacou o prefeito.
Em dados comparativos, em 2016 a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostrou que 50% dos alunos da rede pública municipal concluíam o 3º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever. Em 2023, esse percentual atingiu 90,8% dos alunos, mostrando que as ações aplicadas na rede de ensino estão surtindo efeito positivo.
Secretária Gláucia Negreiros afirma que vai seguir atuando para ampliar esses avanços
Em parceria com o TCE, que criou o Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (Paic), foi implantado o Alfabetiza Porto Velho, em 2021, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental. Mais de 15 mil alunos, de 104 escolas da rede municipal, são assistidos pelo programa.
Com a implantação do Alfabetiza, os números apontaram para uma melhoria expressiva. Em 2022, 37,1% dos alunos do 1º ao 3º anos, com idades entre seis e oito anos, eram alfabetizados. "Fechamos 2023 com 90,8% de alunos nessas séries alfabetizados, o que representa um avanço considerável, mas não vamos nos acomodar, vamos seguir atuando para ampliar esses avanços, por determinação do prefeito Hildon Chaves", informou a secretária.
Gláucia Negreiros enfatizou que "é um conjunto de ações que tornaram possível esses avanços. Realizamos investimentos na carreira dos professores, reformas e manutenção de escolas, aquisição de novos ônibus para o transporte escolar, reforço na merenda que aumentou em 366% no valor per capita por aluno".
A secretária observou que "com o Alfabetiza, ninguém inventou a roda, mas focamos em ensinar a criança a ler e a escrever, cuidando do ciclo completo: formação, monitoramento, avaliação e o suporte necessário".
Já a secretária adjunta acrescentou que "formamos professores alfabetizadores, com perfil para atuar nos anos iniciais no ensino fundamental, com formação específica. Criamos um instrumental para identificar se o professor tem o perfil para alfabetizar ou se esse profissional se encaixa melhor nas séries mais adiante".
Porto Velho foi o município piloto do Paic, que com o sucesso, se expandiu para os demais municípios, pela ação do TCE.
Madrugada de fiscalização do TCE-RO detecta ausência de plantonista em unidades de saúde
Na fiscalização, foi detectada a ausência de profissional da saúde que atua como plantonista e falhas nos controles de escalas
O DIA NA HISTÓRIA 18 DE JANEIRO!
1955 – O candidato à Presidência da República Juscelino Kubistchek, fica 6 horas em Porto Velho, recebido por uma multidão, à frente do governador Paulo Leal. Daqui foi para Manaus
Suframa discute implantação do Instituto Conecthus em Rondônia
O foco seria utilizar insumos regionais como matéria-prima, promovendo o desenvolvimento sustentável e a agregação de valor aos produtos locais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook