Prefeitura alerta sobre pagamento do Alvará 2026
De acordo com a Semfaz, a taxa é devida para toda e qualquer pessoa física ou jurídica que exerça atividade de serviço ou comércio no âmbito municipal, sendo cobrada anualmente
A Prefeitura de Ji-Paraná, por Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), alertou comerciantes e prestadores de serviços (pessoas físicas e jurídicas) que o prazo para pagamento da Taxa de Licença e Funcionamento Anual, mais conhecido como Alvará de Funcionamento, encerra em 30 de janeiro. Após a data, o valor cobrado terá acréscimo de juros, multas e correção monetária.
De acordo com a Semfaz, a taxa é devida para toda e qualquer pessoa física ou jurídica que exerça atividade de serviço ou comércio no âmbito municipal, sendo cobrada anualmente. Ela é calculada com base na área do imóvel, usando o valor da Unidade de Padrão Fiscal UPFRO), atualmente em R$ 124,46.
De acordo com o gerente de Fiscalização Fazendária, Jardson Ramos Andrade, em geral, os escritórios de contabilidade auxiliam os clientes no processo de emissão do alvará de funcionamento. Contudo, o acesso ao valor pode ser realizado, via online, a partir do CNPJ ou presencialmente na Gerência Geral de Arrecadação (GGA).
O alvará é uma obrigatoriedade legal para o exercício das atividades e o não pagamento do tributo pode gerar interrupção ou irregularidade das atividades. Dados de 2025 indicam que o município possui cerca de 3.600 pontos comerciais. “Funcionar com a licença vencida é o mesmo que estar sem alvará, isso mostra que a empresa está irregular perante a lei”, frisou Jardson Andrade.
De 2 a 29 de dezembro de 2025, a prefeitura lançou o Refis Jipa (Programa de Recuperação Fiscal de Ji-Paraná, que isentava o contribuinte do pagamento de juros, multa e correção monetária, com a opção de parcelamento em até 60 meses, de impostos e taxas municipais, mesmo os tributos que estavam listados em dívida ativa.
Educação inclusiva recebe kits adaptados em Porto Velho
Entre os itens que serão distribuídos aos alunos estão fones abafadores de ruído, mordedores sensoriais e adaptadores de escrita
SEMA encerra 2025 com licenciamento digital e fila zerada
Relatório de gestão aponta reorganização institucional, uso de tecnologia, resposta à crise climática e ampliação de políticas ambientais no município
Baile municipal abre o carnaval de Porto Velho
Cronograma da Funcultural segue até 28 de fevereiro com desfiles de blocos em vários circuitos da capital




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook