Prefeitura amplia lista de atividades dispensadas de Licenciamento Ambiental
Segundo o secretário Robson Damasceno, Porto Velho é considerada referência nacional em Licenciamento Ambiental
Ampliando o compromisso do Prefeiro Hildon Chaves, de promover a desburocratização do Licenciamento Ambiental, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) publicou, na manhã desta sexta feira (12/7), a Resolução N° 08 que amplia a lista de empreendimentos dispensados de licenciamento ambiental no Município de Porto Velho.
Foi um grande trabalho capitaneado por equipe multidisciplinar da Sema, coordenada pelo Engenheiro Ambiental Yaylley Coelho, que subsidiou o Comdema e o prefeito para assinatura da Resolução.
Segundo o secretário Robson Damasceno, Porto Velho é considerada referência nacional em Licenciamento Ambiental, desde a vigência da Lei Municipal nº 684/2017, a qual fomentou o tratamento Especial ao Micro Empreendedor Individual e a Agricultura Familiar, readequou e diminuiu as taxas relativas às autorizações ambientais e serviços prestados pela Sema.
“Com esta ampliação, trazida pela Resolução Comdema n° 08, teremos mais uma política pública referência para os demais municípios do Brasil, pois ampliamos a lista de atividades da Medida Provisória Nº 881, de 30 de abril de 2019, a qual instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabeleceu garantias de livre mercado e a análise de impacto regulatório”, disse o secretário.
Quantidade de atividades dispensadas
A Lista de dispensados de licenciamento ambiental, no município de Porto Velho, passa a vigorar com 292 atividades que ficam dispensadas do Licenciamento Ambiental Municipal.
As atividades, em sua maioria, são exercidas por comerciantes, representantes comerciais e atividades de escritórios. Todos poderão exercer seus trabalhos, sem a necessidade de contratação de estudos classificatórios de impactos ambientais, bastando obter a Certidão de Dispensa de Licenciamento junto a Sema.
Com a economia prevista, através da não obrigatoriedade de apresentação de estudos ambientais, a estimativa da Prefeitura é a regularização de, no mínimo, quatro mil pequenos escritórios que, atualmente, não dispõem de autorizações ambientais.
Outras Novidades
Outra boa novidade trazida pela Resolução é a reclassificação do Potencial Poluidor de Igrejas e Templos que sai da classificação Médio para Baixo impacto.
Resolução COMDEMA n° 08/2019
A Resolução ficou disposta apresentando a lista de empreendimentos de impactos locais passíveis ou não de licenciamento:
I - Lista de empreendimentos de impactos locais passíveis de licenciamento ambiental classificada, pelo porte dos empreendimentos, enquadrados em Mínimo, Pequeno, Médio, Grande e Excepcional
Porte, com enquadramento do Potencial Poluidor em Baixo, Médio ou Alto Potencial Poluidor e utilizando o Cadastro Nacional de Atividades
Econômicas - CNAE;
II - Lista de empreendimentos passíveis de autorização através da Certidão de Viabilidade e que deverão obter o Licenciamento regular no órgão gestor do meio ambiente estadual ou federal;
III - Lista de empreendimentos dispensados de licenciamento ambiental no âmbito do Município de Porto Velho.
Um trecho de mil metros da avenida Raimundo Cantuária recebe pavimentação asfáltica
Por determinação do prefeito Hildon Chaves, além do asfalto, a obra contemplará também calçadas com acessibilidade
Usina de Asfalto e DER em Jaru trabalham para atender população com qualidade
Como exemplo, a atuação das equipes técnicas e de campo da 12ª Residência Regional, que realizaram desde o início do ano os trabalhos de limpeza de bueiros e estradas
Conder libera recursos para implantação de incubadora de empresas e concede incentivos tributários
Visando o fortalecimento da cultura de inovação e empreendedorismo no estado de Rondônia, o conselho autorizou a utilização de recursos do Fider
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook