Prefeitura amplia prevenção às queimadas durante estiagem amazônica
O trabalho é promovido pela Sema por determinação do prefeito Léo Moraes
Prefeitura de Porto Velho se mobiliza para impedir que os incêndios ou queimadas criminosas se intensifiquem
Publicidade
O período da estiagem amazônica já começa a se estabelecer no bioma de Porto Velho, e junto com isso o aumento do número de queimadas, tanto na zona rural quanto no perímetro urbano, de toda a extensão territorial do município.
Focada na garantia da qualidade de vida do seu cidadão, a prefeitura de Porto Velho vem se mobilizando para impedir que os incêndios ou queimadas criminosas se intensifiquem, motivo pelo qual um trabalho preventivo de educação ambiental já vem sendo promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
As queimadas nesse período, dentro e ao entorno da capital rondoniense, são responsáveis pelo aumento do sistema público de saúde em decorrência da significativa elevação de cidadãos que buscam socorro médico por problemas respiratórios. Entre a faixa etária que mais sofre estão as crianças e os idosos.
Com as queimadas, aumenta o numero de cidadãos que buscam socorro médico por problemas respiratórios
De acordo com o secretário da Sema, Vinicius Miguel, a política de prevenção é uma medida constante e vem sendo ampliada por determinação do prefeito Léo Moraes, que tem como prioridade a garantia do bem-estar da população porto-velhense.
“Nós temos uma política pública ambiental alicerçada no trabalho constante de preservação do nosso meio ambiente, sendo que os trabalhos preventivos são pilares da construção de uma nova consciência em relação às queimadas, que trazem tantos prejuízos à nossa sociedade”, declarou Vinicius Miguel.
Desde o início de maio, a equipe do Departamento de Gestão de Políticas Ambientais, através da Gerência em Mobilização de Educação Ambiental, vem atuando com atividades voltadas à educação ambiental dentro das comunidades rurais e escolas localizadas no perímetro urbano da cidade.
Os distritos também estão recebendo as ações de prevenção da Sema
Segundo a diretora do departamento de políticas ambientais da Sema, Joana Oliveira, o trabalho preventivo vem sendo desenvolvido em regiões onde se identificaram os maiores focos de calor dentro de Porto Velho nos registros das queimadas do ano passado, quando a cidade ficou tomada por uma nuvem de fumaça por meses.
“Dentro das escolas é realizada uma roda de conversa voltada para a prevenção às queimadas. Essas dinâmicas são promovidas nas escolas do município, onde alunos são levados ao Parque Natural e toda a questão ambiental é apresentada de forma interativa”, declarou Joana Oliveira.
Regiões como Vila Calderita, São Carlos, entre outras comunidades ribeirinhas, também estão recebendo as ações de prevenção da Sema. Vale destacar que as queimadas ilegais são consideradas crimes ambientais e podem resultar em multas e penas de prisão.
Governo de RO aumenta a produtividade leiteira com investimentos em tecnologia
Rondônia tornou-se o maior produtor de leite da Região Norte, com mais de 25 milhões de litros de leite ao ano, consolidando-se na 7ª posição no ranking dos estados produtores de leite do Brasil
IEL-RO e Energisa entregam certificados aos participantes do Programa Bem da Gente
O programa tem por objetivo dar apoio aos pequenos negócios e auxiliar a criar ou expandir os empreendimentos de produtos ou serviços
Centro Municipal de Arte e Cultura Jorge Andrade encerra semestre com apresentações alusivas ao Dia Mundial do Rock
Evento acontece nesta terça-feira (15), no Parque da Cidade, a partir das 19h
Comentários
porra prefeito toda semana um emprestimo , quem vai pagar esta conta o sr. ou vai aumentar o IPTU o ISS, e outros tributos em sintese quem vai pagar e o POVO.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook