Prefeitura aplica 5.100 novas doses da vacina contra a Covid-19
Entre os grupos estão profissionais da saúde, idosos já agendados e outros trabalhadores que atuam na linha de frente contra o vírus
Até o momento, a Prefeitura imunizou mais de 21 mil pessoas. Deste total, 14 mil são profissionais da saúde
A Prefeitura de Porto Velho continua vacinando pessoas do grupo prioritário contra a Covid-19. Entre os dias 02 e 05 de março, novas 6.500 doses serão aplicadas durante a ação, que ocorre das 09h às 16h, no prédio da São Lucas Educacional - Campus II, localizado na rua João Goulart, n° 666, bairro Mato Grosso.
Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos dias 2, 3, 4 e 5 serão imunizados 3.600 servidores que receberam a primeira dose da vacina. Outras 1.200 doses serão ofertadas a agentes funerários, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que trabalham com a recuperação de pacientes pós-Covid, além de farmacêuticos, biomédicos e bioquímicos de instituições públicas e privadas que realizam exame (RT-PCR) por meio do Swab. Para esse grupo será aplicada a primeira dose do imunizante.
Luiz Alves falou do desejo em sair de casa sem preocupação
O procedimento na ação não ocorre ainda em sua totalidade, apesar da expectativa elevada da gestão municipal. “Lembrando que não contempla aqueles que trabalham com teste rápido, pois a quantidade de doses ainda não é suficiente”, explicou a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.
Também estão sendo vacinados, com a primeira dose, 300 idosos acima de 80 anos que fizeram o agendamento prévio via telefone e site e que não foram atendidos na etapa anterior. Luiz Alves, 87 anos, foi um dos vacinados na manhã desta terça-feira (2). Para ele, receber o imunizante representa mais qualidade de vida. “Espero que todos sejam vacinados para que nossa vida volte ao normal. Que possamos sair de casa sem preocupação com nossa saúde e de nossos familiares, desejou o aposentado.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Porto Velho é imunizar 3.700 idosos com idade acima de 80 anos. Até agora, 3.440 receberam a primeira dose do imunizante Astrazeneca/Oxford cuja aplicação da segunda dose será no mês de maio. A medida ocorre desta forma por se tratar de uma fabricante diferente da aplicada na maioria dos profissionais da saúde (CoronaVac), estes recebem a segunda dose com 28 dias.
Até o momento são mais de 21 mil pessoas vacinadas. Destas, cerca de 14 mil são profissionais da saúde que atuam na linha de frente. A segunda dose já foi aplicada para mais de 4 mil trabalhadores e profissionais de saúde. Outras 3.440 vacinas foram administradas em idosos com mais de 80 anos.
PRIVILÉGIO
Maria Luiza agradeceu a prefeitura por receber a imunização
Uma dessas pessoas é a servidora da Saúde, Maria Luíza, que recebeu a segunda dose da Coronavac na terça-feira (2). Na linha de frente do combate ao vírus, ela agora diz se sentir mais segura para continuar a luta. “Muita gratidão. Receber hoje a segunda dose é um privilégio, viabilizado pela Prefeitura de Porto Velho que desde o início da pandemia esteve preocupada com a saúde de todos. Um privilégio que não cabe dentro do meu coração”, descreve.
Até o momento, a Prefeitura imunizou mais de 21 mil pessoas. Deste total, 14 mil são profissionais da saúde
NOVAS ETAPAS
A Semusa reforça que o agendamento para idosos acima de 80 anos foi 100% preenchido no último fim de semana. Possíveis novas etapas para essa faixa etária deverão ser abertas, conforme o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (MS).
Texto: Renata Beccaria/Pedro Bentes/Luciane Gonçalves
Foto: Wesley Pontes/Luciane Gonçalves
Inep disponibiliza gabaritos da reaplicação do Enem 2020
Resultados serão divulgados no dia 29 de março
Pandemia evidencia importância do Estado Social de Direito
Realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento colocou em debate ações que possam ampliar o acesso à Justiça e projetos voltados ao combate à discriminação, ao preconceito e a outras expressões da desigualdade
1891 a 2021: STF celebra a história para concretizar o futuro
Ao longo de 2021, os 130 anos do STF serão celebrados com a divulgação de conteúdo em diversas plataformas e por meio de exposições, seminários e conferências
Comentários
Tenho 73 anos de idade e gostaria de saber quando serei vacinado.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook