Prefeitura de Porto Velho inicia módulo II do curso avançado de Libras
Curso é oferecido a mais de 50 servidores de diversas secretarias municipais
Aulas são ministradas pelo instrutor da Escola do Legislativo, Marcus Loureiro, que possui duas décadas de experiência
Em uma parceria da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com a Escola do Legislativo de Rondônia, foi iniciado na manhã desta segunda-feira (26) o módulo II do curso avançado de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Prefeitura de Porto Velho é a primeira de Rondônia a ofertar uma capacitação nesse nível aos seus servidores.
O secretário da Semad, Alexey Oliveira, observou que essa capacitação atende a uma determinação do prefeito Hildon Chaves. "É uma forma de assegurarmos um atendimento mais inclusivo, com a capacitação de servidores municipais, para receber as pessoas surdas, podendo acolher as demandas e fazer o devido encaminhamento, como o de qualquer cidadão".
Prefeitura de Porto Velho é a primeira de Rondônia a ofertar uma capacitação nesse nível
O módulo I do curso avançado em Libras foi realizado entre os dias 12 e 16 de junho último, com carga horária de 20 horas para cada módulo. Esta segunda etapa vai se estender até a próxima sexta-feira (30) de junho, nas dependências da Escola do Legislativo, que é presidida por Thiago Tezzari. Com o curso de Libras avançado, a Prefeitura da capital é pioneira em oferecer essa modalidade no Estado.
As aulas são ministradas pelo instrutor da Escola do Legislativo, Marcus Loureiro, que possui duas décadas de experiência com o ensino de Libras. "A estimativa do IBGE é que na capital existem 8 mil pessoas surdas. E essas pessoas precisam, como qualquer outro cidadão, se dirigir a algum órgão público para resolver alguma demanda, seja na saúde, na educação, na segurança. E é necessário que existam pessoas capacitadas para recebê-las", explicou o professor.
Formação deve gerar atendimento e acolhimento adequados à população surda
Em maio, os servidores municipais realizaram o curso básico em Libras, o que demandou a construção de uma nova grade avançada, em razão do sucesso da capacitação junto aos servidores. Com isso, a Prefeitura de Porto Velho passa a ser o primeiro órgão público a oferecer essa formação específica. Mais de 50 servidores, de diversas secretarias e órgãos da administração municipal, participam do curso ao longo de toda a semana.
Um desses alunos é Pedro Francisco, de 75 anos, que atua no Cras Paulo Freire, órgão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf). "Lidamos diretamente com o público e muitas vezes nos deparamos com casos que envolvem pessoas surdas. O que gera uma certa dificuldade de comunicação e aprendemos muito com o curso de Libras, melhorando o acolhimento desse público", comentou.
Prefeitura de Porto Velho inicia módulo II do curso avançado de Libras
INSS começa a pagar segunda parcela do 13º salário
Valor pode ser consultado na página do instituto ou por aplicativo
Mudança de sexo em cartório cresce 100% em cinco anos de permissão
Desde 2018, foram feitas mais de 10 mil alterações no país
MPF apresenta ao CNJ sugestões de classificação em processos judiciais envolvendo jornalistas
Alterações podem facilitar identificação e monitoramento de casos de assédio judicial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook