Prefeitura de Porto Velho participa do pré-encontro dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes de Rondônia

O evento teve como foco fortalecer as ações sobre mudanças climáticas para mobilizadores e adolescentes

Texto: Adaides Batista Fotos: Semasf
Publicada em 31 de maio de 2023 às 10:38

A partir desse evento, os adolescentes estão preparados para o encontro estadual do NucasA partir desse evento, os adolescentes estão preparados para o encontro estadual do Nucas

A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, participou na tarde da terça-feira (30) do pré-encontro dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas) - Selo Unicef, que tem o objetivo de fortalecer as ações sobre mudanças climáticas e soberania alimentar para mobilizadores e adolescentes.

O evento foi realizado pela Visão Mundial, organização não governamental implementadora do Selo Unicef em Rondônia, na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), em Porto Velho.

Os Nucas são grupos formados por adolescentes de 12 a 18 anosOs Nucas são grupos formados por adolescentes de 12 a 18 anos

Rayanne França, oficial para o desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes do Unicef, destacou que “essa mobilização faz parte da maratona #EntreNoClimaUnicef, que tem o objetivo de incentivar o engajamento de meninas e meninos para a realização de ações voltadas às questões climáticas e alimentação saudável. Realizar um pré-encontro dos Nucas é um passo fundamental para fortalecer o debate entre os adolescentes sobre políticas públicas voltadas às questões climáticas”.

A partir desse evento, os adolescentes estão preparados para o encontro estadual do Nuca, que tem como tema central as Mudanças Climáticas. Esse evento acontecerá no dia 1º de agosto deste ano em Porto Velho.

NUCAS EM RONDÔNIA

Os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas) são grupos formados por adolescentes de 12 a 18 anos, moradores das cidades que participam do Selo Unicef.

A criação desses espaços faz parte das atividades recomendadas pelo Unicef às gestões municipais como mais uma possibilidade para estimular e garantir a representatividade e participação de adolescentes na vida comunitária – um direito já previsto na legislação, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A psicóloga Carla Tajala, representante da Semasf e mobilizadora do Nucas de Porto Velho, e o adolescente Heitor Cardoso da Silva, integrante do Núcleo, participaram do pré-encontro. A técnica Marina Falcão, da Semasf, articuladora do Selo Unicef do município de Porto Velho, também esteve presente no evento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook