Prefeitura entrega títulos de propriedade a moradores dos residenciais FNHIS VII
Ao todo, 36 títulos foram entregues nesta sexta (29) e mais 36 serão entregues após regularização da documentação
Já foram entregues mais de 15 mil títulos para a população na atual gestão
As famílias contempladas pelo FNHIS VII, denominado Vitória da Conquista, no bairro Socialista, começam a receber os títulos de propriedade dos imóveis. Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Porto Velho realizou uma solenidade para entregar 36 títulos definitivos aos moradores aptos, que aconteceu na Escola Municipal E.I.E.F. São Miguel.
"Estou sentindo gratidão em receber a escritura definitiva da minha casa. Foram seis anos esperando por isso e agora esse sonho está se concretizando, não só o meu, como também o sonho dos meus vizinhos", contou a aposentada Marisa Murry, uma das moradoras contempladas com a documentação.
A entrega das documentações foi realizada através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur). O residencial FNHIS VII foi entregue em 2016 e conta com 72 unidades habitacionais. Conforme a Semur, 36 beneficiários das residências ainda precisam regularizar os documentos para garantir o título de propriedade.
"Esses empreendimentos foram entregues pelo Governo Estadual e Federal há anos. Contudo, os moradores ainda não possuíam as escrituras públicas. A regularização fundiária precisa da participação da Prefeitura, do cidadão e do cartório. Então é necessário que o morador que ainda não possui o título, abra um processo administrativo na Semur para identificar as pendências e garantir o título definitivo do imóvel", explicou o secretário da Semur, Edmir Brasil.
Segundo o secretário, o documento traz ao proprietário do imóvel a possibilidade de conseguir financiamentos para reforma e construção, ou até mesmo possa ser usado como garantia hipotecária para financiar outros bens e investimentos. "Com a escritura registrada em cartório, o imóvel vai automaticamente valer cerca de 30% a mais no mercado imobiliário", disse o secretário.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Sistema de georreferenciamento vai agilizar o processo de regularização
Os beneficiários de Projeto Social do Empreendimento FNHIS VII são famílias provenientes de áreas de ocupação irregular. Essa ação faz parte do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários através do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social - FNHIS, com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. Na atual gestão da Prefeitura de Porto Velho, já foram regularizados os Empreendimentos FNHIS I e Pró-Moradia Sul.
"Hoje acontece a entrega de aproximadamente 40 títulos no FNHIS VII, mas ao todo, na nossa gestão, já foram entregues mais de 15 mil títulos para a população. Um imóvel com documentos regularizados tem mais valor e traz segurança jurídica para a família, além de representar dignidade e respeito aos moradores", falou o prefeito Hildon Chaves.
De acordo com a administração municipal, está sendo implementado um sistema de georreferenciamento na capital, que deve agilizar o processo de regularização fundiária.
"A prefeitura está com um amplo programa de regularização fundiária de terras e áreas públicas na capital. Iniciamos as primeiras regularizações também nos distritos, começando por União Bandeirantes, Nova Califórnia e Extrema. Os próximos que serão contemplados são os moradores de Vista Alegre", finalizou o prefeito.
Entrega de títulos do Empreendimento FNHIS VII
Semeia sensibiliza população para perigos das queimadas urbanas
Denúncias podem ser feitas por aplicativo Guardiões do Meio Ambiente
Nova rota de transporte público favorece pessoas atendidas pelos Cras
Ji-Paraná possui quatro unidades que abrangem mais de 60 bairros
Zeladores e auxiliares de serviços diversos passam por capacitação
Formação faz parte do cronograma de atividades do Calendário Escolar 2022
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook