Prefeitura inaugura primeiro Centro de Afecções Respiratórias do Estado

Unidade já conta com 10 leitos para internação e expectativa de chegar a 25 até o mês de maio

Comunicação PMA Foto: Arquivo PMA
Publicada em 01 de abril de 2020 às 19:20
Prefeitura inaugura primeiro Centro de Afecções Respiratórias do Estado

Instalado nas dependências do antigo Centro de reabilitação Belmira Araújo, o primeiro Centro de Afecções Respiratórias do Estado de Rondônia, exclusivo para o atendimento de pacientes com suspeita ou quadro clínico grave do coronavírus, foi inaugurado em Ariquemes na última terça-feira (31). Apesar de não haver casos confirmados na Cidade, a unidade já conta com dez leitos para internação em pleno funcionamento. Além disso, os respiradores já adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) estenderão este quantitativo para quinze, com expectativa de chegar a 25, até o mês de maio.

ESTRUTURA E EQUIPE

O local específico para assistir aos casos do COVID-19 conta com recepção, três consultórios, sala de medicação e área de internação. Para atender no complexo serão seis equipes, compostas por seis médicos e quatro enfermeiros em escala de plantão para funcionar 24 horas, ininterruptamente. “Nós temos o atendimento ambulatorial na unidade, que tem condições plenas de fazer, tanto o atendimento quanto a medicação. Ou seja, se a pessoa estiver se sentindo mal, precisar fazer um soro, com algum medicamento injetável, ela tem uma sala só pra isso. E nós temos também a capacidade de fazer desde uma internação simples, até uma internação de semi-intensiva.” Explicou Fabrício Smaha, Adjunto da SEMSAU.

CONTINGENCIAMENTO

A estrutura faz parte do plano de contingenciamento estabelecido pela SEMSAU para evitar a proliferação da doença, na cidade. A primeira medida foi dispor de uma central telefônica para atender casos suspeitos (3516-2149). Quem atende é um profissional médico que realiza a triagem. Se os sintomas forem de Coronavírus, uma equipe composta por médico, técnico e enfermeiro, vai até a casa do paciente e inicia o acompanhamento da quarentena. “Então, nós temos esse atendimento no domicílio que é prioritário nesse momento, e nós atribuímos o sucesso de não ter casos positivos e espalhado essa doença, a esse atendimento domiciliar, de forma que o paciente com quadro suspeito não saia da sua residência e permaneça lá, tanto no atendimento quanto no pós-atendimento.” destacou Smaha.

Por causa das recomendações de prevenção ao contágio, para não promover aglomeração, a Prefeitura de Ariquemes não realizou cerimonial solene de entrega, apenas anunciou o funcionamento para a população. “Com muita alegria a gente comunica a toda população de Ariquemes a inauguração oficial deste, que é o primeiro centro no Estado inteiro, principalmente se tratando de interior, que vai acomodar num só espaço, o Centro de referência no tratamento de doenças respiratórias” Concluiu Thiago Flores, prefeito de Ariquemes

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook