Prefeitura inicia levantamento para identificar risco de transmissão da dengue em Porto Velho
Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti acontece até o dia 17 de fevereiro
Cerce de 8 mil residências de Porto Velho receberão a visita dos agentes
Inicia nesta quarta-feira (1), o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2023, metodologia que mede, por amostragem, a presença de larvas e dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A coleta dos dados acontece entre os dias 1 e 17 de fevereiro, em mais de 40 bairros da capital, localizados nas zonas central, norte, sul e leste. O LIRAa é realizado bimestralmente para identificar os focos do mosquito por meio da coleta de larvas e também para orientar a população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Este ano, para realizar as visitas domiciliares em cerca de 8 mil residências de Porto Velho, os Agentes de Combate às Endemias terão apoio especial da Força Aérea Brasileira, que mobilizou soldados para contribuírem no levantamento.
LIRAa é realizado bimestralmente para identificar os focos com a coleta de larvas
De acordo com Jussara Alves, subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para identificar e quantificar os focos do mosquito da dengue, é usado o Índice de Infestação Predial (IIP), que mede a porcentagem de locais com a presença do vetor. O IIP pode ter até três classificações de risco: risco baixo, risco médio e risco alto.
Jussara explica que, quando o relatório for concluído, as equipes serão direcionadas para atuar nos bairros que registrarem maior índice de infestação.
“O LIRAa é extremamente importante, porque é através desse levantamento que nós iremos ter uma previsão dos bairros com risco de ocorrer surtos por dengue. Com o relatório, é possível direcionar as ações de controle para esses locais e orientar a população para que os cuidados necessários sejam tomados, diminuindo as chances de propagação da doença”.
Técnicos participam de treinamento para formação de multiplicadores da Plataforma Transferegov.br em Rondônia
Técnicos de órgãos do Estado receberão orientações para o manuseio da Plataforma Transferegov.br
Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia
Informamos que nas últimas 24 horas não foram registrados óbitos por covid-19 no Estado de Rondônia
Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região inicia Ano Judiciário 2023
O presidente do Regional oficializou o retorno do trabalho presencial e destacou a excelência da prestação jurisdicional mesmo diante dos desafios da pandemia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook