Prefeitura leva atendimentos de saúde para a zona rural de Porto Velho

Consultas médicas e odontológicas, vacinação, coleta de preventivos e testes rápidos foram alguns dos serviços disponibilizados

Texto: Jainni Victória (sob supervisão de Luciane Gonçalves) Foto: Semusa
Publicada em 15 de agosto de 2023 às 15:18

Quase 200 atendimento foram realizados durante a açãoQuase 200 atendimento foram realizados durante a ação

Os moradores da comunidade Colônia Viçosa, zona rural de Porto Velho, receberam a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Caladinho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para um mutirão de atendimento realizado no último sábado (12). O objetivo foi facilitar o acesso da população que vive mais distante da capital aos serviços de saúde.

Quase 200 atendimentos foram realizados durante a ação, entre eles: consultas médicas e odontológicas, atualização do esquema vacinal, distribuição de medicamentos, coleta de preventivos, pesagem para o programa bolsa família e testes rápidos de covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A atividade é mais uma ação realizada através do projeto “Extra Muro”, coordenada pela equipe de saúde da USF Caladinho, da Semusa, em parceria com o Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

Moradores ressaltaram a importância da iniciativa para a comunidadeMoradores ressaltaram a importância da iniciativa para a comunidade

Segundo o gerente da USF Caladinho, Ferreira Morais, “a ação foi de suma importância, onde conseguimos atingir nosso objetivo, cumprindo a meta de atendimento previsto e proporcionando maior alcance aos serviços de saúde. A comunidade recebeu muito bem esse trabalho e já estamos programando a próxima ação, que ocorrerá em breve”, relata o gerente.

Lázaro Costa foi um dos pacientes atendidos durante o mutirão, ele ressalta a importância da iniciativa com muitos elogios aos serviços da rede municipal de saúde. “A gente sente a importância da ação depois de ficar dois anos sem os atendimentos devido a pandemia. Aqui na comunidade enfrentamos algumas dificuldades para se locomover até uma unidade de saúde. Por isso, é muito importante essa facilidade no acesso aos serviços, principalmente no final de semana, que ajuda ainda mais. Fui muito bem atendido, só tenho a agradecer e parabenizar a equipe e toda gestão da Semusa’, afirma Lázaro.

Criado desde 2014, pela USF Caladinho, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, o projeto “Extra Muro” busca proporcionar às populações da zona rural e localidades mais distantes de Porto Velho, maior acesso aos serviços da rede municipal de saúde. Durante a pandemia, as ações foram paralisadas, sendo retomadas recentemente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook