Prefeitura ouve demandas das Federações de Triathlon e Ciclismo de Rondônia
Educação no trânsito e iluminação de vias foram algumas das propostas apresentadas
Reunião aconteceu com representantes de ciclistas e esportistas
Ouvir as demandas da comunidade e estudar melhorias que assegurem a prática esportiva nas ruas de Porto Velho. Esta foi a pauta do encontro realizado, na terça-feira (12), entre a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) e a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) junto a Federação de Triathlon de Rondônia e a Federação de Ciclismo de Rondônia.
Os esportistas apresentaram demandas enfrentadas por eles na prática diária do ciclismo, focadas tanto na segurança dos atletas quanto de motoristas e pedestres. Entre as principais demandas estavam a de iluminação, sinalização e a ampliação dos programas de educação de trânsito.
“A gente sabe que no período de pandemia o número de ciclistas aumentou cinco vezes e isso fez até com que o poder público tenha constituído ciclovias, ciclofaixas para o município de Porto Velho. O que a gente precisa agora é aprimorar alguns pontos, como a renovação do convênio entre a Emdur e o Dnit para que o trecho da Unir até o Bairro Novo, ambos na BR-364, seja novamente iluminado. Sabemos que o município também vem sofrendo com recentes furtos, mas é uma reivindicação louvável destes trabalhadores que, durante a noite e as primeiras horas do dia, usam essas vias para treino”, disse o vereador Alek Palitot, presidente da Comissão de Esportes, Cultura e Lazer da Câmara e que intermediou a reunião.
Porto Velho vem investindo na instalação de ciclovias e ciclofaixas
Para José Henrique, presidente da Federação de Triathlon, a oportunidade de estreitar os laços com o poder público vem como primeiro passo para a promoção de melhorias. “Normalmente o ciclista pedala à noite por trabalhar durante o dia. Sabemos que é um processo lento de melhorias, devido a necessidade de recursos, mas é um debate que precisa ser provocado, estimulado, queremos um apoio”, justificou.
Já o representante da Federação de Ciclismo, José Capistrano, pediu apoio do município para que o trabalho de educação nas ruas seja intensificado e, assim, a população tenha mais consciência e respeite o espaço dos praticantes do esporte e também aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
O secretário da Semtran, Victor de Oliveira Souza, lembrou que a secretaria já vem fazendo a implantação de projetos de ciclovias, ciclorrotas e toda uma estrutura para dar segurança à população, principalmente aos ciclistas.
“Já temos projetos prontos, em execução, e também para serem implantados nos próximos dez anos dentro do plano de mobilidade, que foi concluído recentemente pela prefeitura. Nós temos previsto para todas as já existentes o trabalho de educação de trânsito. Nossas equipes estão em vários pontos da cidade com material explicativo e abordagem que demonstram a forma correta de usar esses espaços. É preciso a consciência de todos e, claro, avanço nos projetos”, lembrou ele ao destacar que já existem 27 quilômetros de ciclorrotas e ciclofaixas com a estimativa de implantação de mais dez quilômetros até o final de 2022 e a meta de chegar até 50 quilômetros até o próximo ano.
Sobre os apontamentos referentes à iluminação destes pontos, o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, reforçou o empenho da Prefeitura que, constantemente, realiza a manutenção dos pontos de iluminação, como o Espaço Alternativo, que é alvo frequente de vandalismo. Beltrame ainda destacou os trabalhos já executados, a exemplo da ciclofaixa da avenida Tiradentes que recebeu a instalação de um total de 40 lâmpadas de led com 150 watts cada.
Prefeitura mantém serviços essenciais nos dias de comemoração da Páscoa
Equipes vão executar os trabalhos em forma de revezamento
Covid-19: uso do medicamento Paxlovid pelo SUS vai à consulta pública
Antiviral da Pfazer teve parecer favorável da Conitec
DER promove limpeza de pátios de órgãos públicos em Ouro Preto do Oeste
Parceria entre o DER e os outros órgãos têm garantido um ambiente de trabalho seguro de pragas, insetos e até mesmo animais peçonhentos
Comentários
Sou pedestre, ciclista, motorista e corredor, falta responsabilidade, respeito ao próximo e educação geral.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook