Prefeitura realiza capacitação para aprimorar diagnósticos de dengue e covid-19
Qualificação foi direcionada a profissionais que atuam na estratégia de saúde da família
Oficina faz parte do planejamento estratégico no combate a essas doenças
Com o objetivo de proporcionar um melhor serviço ao cidadão e, consequentemente, oferecer mais conhecimento aos servidores da saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou capacitação sobre o diagnóstico de dengue e covid-19.
O evento foi direcionado a profissionais que atuam na estratégia de saúde da família, das zonas urbana e rural. A oficina faz parte do planejamento estratégico da Semusa no combate a essas doenças.
Marcelo Brasil, gerente da Divisão de Apoio ao Diagnóstico (DAD), explica que um servidor capacitado, com mais conhecimento, tem uma produtividade maior e tem mais chances de atingir o resultado desejado pelas autoridades de saúde.
“A Semusa está realizando essa capacitação a fim de atualizar as condutas necessárias e também reduzir os casos de dengue e covid-19, principalmente nessa época de período chuvoso. Sabemos que a dengue, por exemplo, tem crescido no Brasil, então, trabalhando no método de prevenção, estamos capacitando nossos servidores sobre essas temáticas”, explicou Marcelo.
Qualificação dos servidores reforça o compromisso da gestão com a saúde pública, destacou Penatti
Para a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, a qualificação dos servidores reforça o compromisso da gestão com a saúde pública. “Quando um paciente está com sintomas de dengue ou covid-19, ele procura as unidades de saúde e é atendido pelos profissionais. Então, realizar essa capacitação não só aprimora o conhecimento dos servidores, mas beneficia esse usuário que precisa do SUS e que terá um serviço de maior qualidade”, destacou Penatti.
No caso da covid-19, os profissionais participaram de palestras e atividades práticas sobre a coleta e diagnóstico da doença, com ênfase em testes rápidos e o exame PCR. Já para a dengue, os servidores receberam capacitação de como realizar o teste rápido para a doença.
Apesar dessa qualificação, o teste rápido para a dengue ainda não está disponível em Porto Velho. A distribuição desse exame será feita pelo Ministério da Saúde, mas ainda sem previsão. No momento, o município aguarda o envio destes materiais para aplicação na capital rondoniense.
Elijani Batista conta que a participação dos servidores da zona rural é importante
De acordo com o gerente do DAD, Marcelo Brasil, “a capacitação dos profissionais de saúde é uma medida preventiva para que, quando os testes forem enviados pelo Ministério da Saúde ao município, todos os nossos servidores já estejam qualificados”.
Elijani Batista, técnica em enfermagem na Unidade de Saúde de Aliança há 13 anos, conta que a participação dos servidores da zona rural é importante, devido à dificuldade que os moradores da região enfrentam diariamente.
“Lá na USF Aliança, nós atendemos duas comunidades, quatro centros de recuperação, entre outros. É um público grande, logo, essa capacitação agrega muito para nós e melhora os serviços para os moradores. Morar na zona rural não é fácil, mas através de ações como essas, vamos evoluindo com o objetivo de ofertar um serviço de qualidade para aquelas pessoas”, analisou a técnica em enfermagem.
Locais de testes de covid-19 e dengue.
Servidores receberam capacitação de como realizar o teste rápido para a doença
Em Porto Velho, os testes de covid-19 são realizados diariamente. De segunda a sexta-feira, cinco unidades realizam os exames em horários estratégicos, confira neste link quais são.
Já no final de semana, o atendimento é realizado no Pronto Atendimento Ana Adelaide, localizado na Rua Padre Chiquinho, 1060, Pedrinhas. Nessa unidade, os testes de covid-19 estão disponíveis sábado e domingo, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
No caso de paciente com sintomas leves de dengue, a recomendação é que este cidadão se dirija a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para realizar a coleta do exame.
Pessoas que estiverem com sintomas mais graves da doença, devem se deslocar às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para serem avaliadas pela equipe médica e, posteriormente, realizarem a coleta do exame.
Auditores Fiscais denunciam péssimas condições de trabalho e assédio moral
Uma das maiores preocupações foi com a segurança dos Auditores Fiscais
O DIA NA HISTÓRIA 05 DE ABRIL!
1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território (até outubro de 1956)
Universidade São Lucas realiza o projeto de extensão “Autismo: A inclusão é real?” na POC
Os universitários compartilharam conhecimentos sobre a importância do diagnóstico precoce do TEA, além de abordarem suas características, níveis de suporte e a relevância do tratamento em diferentes fases da vida
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook