Prefeitura realiza dia de multivacinação na zona Sul da Capital
Ação aconteceu na unidade de Saúde Renato Medeiros com vacinas de rotina e de campanha contra gripe e covid-19
Para elevar o índice de vacinação em Porto Velho, a Prefeitura realizou no último sábado (6), através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a campanha de multivacinação, na zona Sul da cidade. A ação aconteceu na unidade de saúde Renato Medeiros, localizada no bairro Cidade do Lobo, como parte do Programa Saúde na Escola (PSE)
Foram oferecidas todas as vacinas de rotina que compõem o calendário nacional de imunização, além dos imunizantes de campanha como gripe e covid-19. A ação foi direcionada para os alunos das escolas Pequeno Mestre, Manoel Aparício, Raimundo Augustinho e Capitão Cláudio, além da população da área de cobertura.
Ação foi ideal para moradores que não tem disponibilidade para ir à unidade em dias normais da semana
Um trabalho iniciado semanas antes, quando as equipes da unidade de saúde realizaram um monitoramento no cartão vacinal dos estudantes nas escolas, para uma verificação precisa das vacinas de acordo com a demanda de cada instituição de ensino.
“No levantamento, a gente observou que os cartões vacinais das crianças estavam muito desatualizados. Resolvemos, então, fazer essa convocação para todas as escolas, diretores e pais. Sábado é o dia ideal, pois muitos pais não têm a disponibilidade de vir em dias normais da semana", falou Raimunda Franklin, gerente da USF Renato Medeiros.
Maria de Lourdes, coordenadora do Programa Saúde na Escola na Semusa, contou sobre o projeto. “Essa estratégia se deu aqui nas redondezas, onde temos quatro escolas grandes na área, somando cerca de 3 mil crianças. Parte delas já fiz essa vacinação na última semana de abril, quando houve a comemoração da semana de saúde na escola”.
Maria Cleonice aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação do pequeno Gelson Gabriel
Maria Cleonice, mãe do pequeno Gelson Gabriel, de 4 anos, falou sobre a importância do atendimento. “É muito importante. No meu caso, que trabalho durante a semana, sábado é o dia em que posso levar as crianças para vacinar. Agora a caderneta dele está em dia. Quero parabenizar toda a equipe, são profissionais muitos atenciosos que tiraram esse dia para trabalhar e nós fomos atendidos com muita dedicação e carinho”, disse.
SAÚDE NA ESCOLA
O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa que constitui estratégia para a educação, integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.
Em 2023, o programa vai atuar em 124 escolas, sendo 89 da rede municipal e 35 da rede estadual.
Aumento de síndromes gripais em crianças alerta para a importância da vacinação contra influenza
Os pais precisam ficar atentos aos sinais e sintomas de doenças de seus filhos e buscar ajuda profissional sempre que necessário
Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é intensificada
Assistência Social municipal trabalha junto a outras instituições com abordagem de conscientização
Acidentes com animais peçonhentos aumentam nos primeiros meses de 2023 na capital
População deve se prevenir e tomar cuidado para evitar ataques
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook