Prefeitura reforça importância da vacinação contra HPV em crianças entre 9 e 14 anos

A imunização tem como principal objetivo a prevenção contra o câncer, principalmente do colo de útero

Texto: Jainni Victoria (supervisão de Luciane Gonçalves) Foto: Wesley Pontes
Publicada em 19 de fevereiro de 2023 às 10:39

Vacina está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos Vacina está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos

A Prefeitura de Porto Velho disponibiliza a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) para meninos e meninas de 9 a 14 anos em todas as unidades de saúde. A imunização tem como principal objetivo a prevenção de doenças cancerígenas como o câncer do colo do útero, por exemplo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a vacina também está acessível para crianças e adultos imunodeprimidos com idade entre 9 e 45 anos. São imunodeprimidos pessoas com HIV ou AIDS, que receberam transplante de órgãos, de medula óssea, pessoas em tratamento de câncer, entre outros.

O imunizante HPV é quadrivalente e protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil, além de estimular a produção de anticorpos necessários para combater o vírus. Por esta razão, a vacina contra o HPV é popularmente chamada de vacina contra o câncer.

Para a médica pediatra e secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, os pais devem pensar na prevenção das doenças e garantir a vacinação correta das crianças. “A importância da vacinação contra o HPV antes da atividade sexual é para que ela não tenha contato com o vírus quando iniciar essa prática, mais a frente. O foco é sempre a prevenção. O imunizante do HPV reduz drasticamente o risco do câncer. Por isso, a necessidade de se prevenir antes de uma vida sexual ativa”, alerta.

São necessárias duas doses para a completa proteção. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 18h. Na Vila Princesa e unidade Santo Antônio das 8h às 12h.

Apesar da disponibilidade, a procura ainda é consideravelmente baixa, aponta a enfermeira da Divisão de Imunização da Semusa, Marina Martellet. Segundo ela, a vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra o vírus e ainda ressalta a importância de seguir o esquema vacinal. “Geralmente, as pessoas tomam a primeira dose e não retornam para a segunda. A gente sempre reforça aos pais para completar o esquema vacinal e garantir a proteção dos filhos”, explica.

ESQUEMA VACINAL

A vacina do HPV está disponível em 2 a 3 doses, para:

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook