Prefeitura ultrapassa meta de 150 quilômetros de asfalto em Porto Velho durante o ano

Cerca de 68% do asfalto contemplou ruas de bairros da zona Leste da capital

Texto: Larissa Vieira Foto: Felipe Ribeiro/ Semob
Publicada em 03 de janeiro de 2023 às 12:18
Prefeitura ultrapassa meta de 150 quilômetros de asfalto em Porto Velho durante o ano

"Onde o asfalto não chegou, ele vai chegar": essa foi uma das frases mais usadas pelo prefeito Hildon Chaves ao anunciar as obras de pavimentação pela capital durante 2022. Antes do ano terminar, a meta estabelecida através da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob) foi ultrapassada. O objetivo era alcançar a marca de 150 quilômetros de asfalto, capa nova, principalmente em bairros das zonas Leste e Sul, mas antes mesmo das festividades natalinas, trabalhos realizados por equipes da secretaria e através de licitação, ultrapassaram essa marca.

"Empenho, dedicação e união entre as equipes fizeram total diferença no trabalho realizado pela Semob em 2022. Assim como temos as equipes que realizam os reparos mais simples, como os tapa-buracos, temos os servidores que acompanham o que precisa ser feito e é comunicado tanto pela população, quanto por quem está nas frentes de trabalho pela cidade. Foi assim que ultrapassamos a nossa meta antes mesmo do ano acabar e parabenizamos sempre nossos servidores, que se mantêm diariamente empenhados nessa missão, que é melhorar a nossa cidade", diz o titular da Semob, Diego Lage.

QUALIDADE DE VIDA

Uma das principais vias de acesso à zona Sul, a Rua Três e Meio também foi recapeada

Uma das principais vias de acesso à zona Sul, a Rua Três e Meio também foi recapeada

Ao todo foram 17 bairros que receberam a capa nova de asfalto em 2022. O total de ruas chega, de acordo com dados da Semob, a mais de 285, com uma extensão total de aproximadamente 68,6 quilômetros.

O bairro que mais recebeu pavimentação foi o Rosalina de Carvalho, localizado na zona Leste de Porto Velho, que teve 76 ruas asfaltadas. Em segundo lugar ficam os bairros Floresta e Nova Floresta, na zona Sul, com 64 ruas; bairro Socialista, com 52 ruas e bairro Lagoa, com 36 ruas e ainda tem obras em andamento. Os bairros Nova Floresta, Cohab, Igarapé, Aeroclube, Jardim Santana e vários outros também receberam pavimentação.

Antes do asfalto, foi feita drenagem e a construção de galerias onde necessário Antes do asfalto, foi feita drenagem e a construção de galerias onde necessário

As ruas que já eram asfaltadas também receberam atenção especial em 2022. O residencial Cristal da Calama, inaugurado há quase cinco anos, foi entregue asfaltado aos moradores mas as condições já deixavam a desejar. Contudo, neste ano, 36 ruas da primeira etapa do residencial receberam o recapeamento. "Estávamos em um ponto que nem os carros de motoristas por aplicativo e os ônibus entravam no residencial. Tínhamos que percorrer grande parte do trajeto a pé, até a rua Goianésia, para ter acesso ao transporte. Nosso pedido foi feito e prontamente atendido", diz a presidente da Associação dos Moradores do Cristal da Calama (AMCC), Diulia Passos.

Ao todo, 18 bairros receberam o recapeamento em 2022. Além do Cristal da Calama, os bairros que mais tiveram ruas recapeadas foram os bairros São João Bosco, Aponiã, Pedrinhas e Planalto. Ao todo foram 140 ruas recapeadas, com extensão que chega a mais de 88 quilômretros. Bairros como o Planalto, Costa e Silva, Vila Eletronorte, Baixa União, Ulisses Guimarães, São Francisco, entre vários outros, receberam o recapeamento.

Avenidas principais, que dão acesso às zonas Leste e Sul de Porto Velho, também receberam o recapeamento, entre elas a Plácido de Castro, rua Três e Meio e a rua Pau Ferro.

GRANDES OBRAS

Na avenida Calama foram feitos mais de dois quilômetros de asfaltoNa avenida Calama foram feitos mais de dois quilômetros de asfalto

Uma conquista dos moradores do Cristal, do bairro Planalto e dos arredores foi a obra de drenagem e pavimentação da avenida Calama, que foi concluída. Ao todo são 2,5 quilômetros de asfalto, além da drenagem pluvial profunda, meio-fio e sarjeta, o próximo passo na obra. "A equipe que fez a drenagem da via era uma empresa terceirizada, que entregou o serviço dentro do prazo estipulado em contrato. Com isso a previsão era de que logo a empresa chegasse a pelo menos 80% de conclusão da drenagem, as equipes da Semob dariam início à pavimentação e isso se cumpriu", diz o secretário Diego Lage.

Outra obra aguardada é a nova Estrada dos Periquitos, que já atingiu mais de 60% de conclusão. Serão 2,4 quilômetros de via pavimentada e que gera expectativa tanto para moradores, quanto para comerciantes. O objetivo é, além de fomentar a economia da zona Leste da capital, transformar em um ponto de atividade física, com pista de caminhada e academia ao ar livre. O trabalho na Estrada marca o fim da poeira e da lama que assolava os moradores do local.

A galeria pluvial construída na avenida Guaporé deu início ao trabalho de drenagem e pavimentação no bairro Igarapé, onde os moradores esperam a melhoria por mais de 30 anos. A previsão é de que mais de 10 quilômetros de asfalto sejam executados no bairro, o equivalente a aproximadamente 20 ruas, com serviço executado através de empresa terceirizada. O investimento estimado é de R$ 17 milhões.

Foram mais de 30 bairros beneficiados com asfalto, mais de 420 ruas atendidas, o que totaliza mais de 156 quilômetros de asfalto distribuídos entre a zona Leste, que recebeu mais de 68% desses trabalhos; seguido da zona Sul, com 17,2%, e do Centro com 14,5%.

"A nossa secretaria é referência para outros municípios e o nosso objetivo é de que em 2023 esse trabalho seja cada vez mais reconhecido. Junto ao Governo do Estado com o projeto 'Tchau Poeira' nosso objetivo é pavimentar toda a malha viária de Porto Velho, algo que a população merece há muito tempo", conclui o secretário.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook