Prefeituras do Estado de Rondônia compartilham inovações inteligentes no Webinar das Cidades Digitais
O WebinarRCD contou com a participação de secretários e gestores das Prefeituras de Porto Velho, Nova Mamoré e Ariquemes
Porto Velho, Nova Mamoré e Ariquemes destacaram modernização dos serviços públicos em encontro virtual com o Governo do Estado. Estrategista em Comunicação, Reputação e Gestão de Crise explicou o impacto das redes sociais nas eleições municipais deste ano
O investimento em cidades inteligentes no Estado de Rondônia foi tema de encontro virtual nesta terça-feira (02) promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). O WebinarRCD contou com a participação de secretários e gestores das Prefeituras de Porto Velho, Nova Mamoré e Ariquemes. Eles compartilharam como os municípios têm buscado a modernização da gestão pública através de inovações inteligentes.
Participaram o Presidente da Agência de Desenvolvimento da Prefeitura de Porto Velho, Leandro Soares Moreira Dill; o Diretor Geral da Tecnologia de Informação da Prefeitura de Nova Mamoré, Gleidson Silva; o Diretor de Tecnologia e Informação de Ariquemes, Fábio Milani; a Gerente de Transformação Digital do Governo de Rondônia, Sâmara Ascoli de Queiroz e a estrategista em Comunicação, Reputação e Gestão de Crise, Tuliana Rosa.
Clique aqui e assista na íntegra.
Estratégia de Governo Digital – O Governo de Rondônia tem buscado promover a transformação dos serviços públicos por meio da implementação de práticas inovadoras, soluções digitais e parcerias estratégicas, aprimorando a experiência do cidadão e sua satisfação.
“Quando pensamos em levar um serviço de qualidade ao cidadão, pensamos em quebra de paradigma, mudança de cultura. Atualmente, temos mais de 250 pontos de conectividade e um portão do cidadão com mais de 70 serviços digitais. Também investimos em cibersegurança, por que temos a preocupação de entregar ao cidadão um espaço onde seus dados pessoais estejam seguros”, destaca a Gerente de Transformação Digital do Governo de Rondônia, Sâmara Ascoli de Queiroz.
Ela ressalta ainda que o investimento na proteção contra ataques cibernéticos foi o fator-chave para a ausência de incidentes nos últimos quatro anos. “Rondônia ocupa o segundo lugar no ranking nacional de Segurança da Informação e LGPD”, completou a gerente.
Plano de Aceleração da Inovação do Município – Criada em 2017, a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho tem por objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico da capital rondoniense, promovendo a atração de investimentos públicos e privados e a melhoria do ambiente de negócios da cidade.
“No eixo da Transformação Digital, implementamos um sistema de processos eletrônicos, com solicitação de licenciamento ambiental e de obras de forma totalmente virtual. Além disso, expandimos o 5G e ferramentas para consulta de dados espaciais. Essas medidas favoreceram o aumento de negócios ligados à infraestrutura urbana”, contou o Presidente da Agência de Desenvolvimento da Prefeitura de Porto Velho, Leandro Soares Moreira Dill.
Redes Sociais na Gestão Pública - Outro tema que foi abordado no encontro virtual é o impacto das redes sociais nas eleições municipais. Segundo a estrategista em Comunicação, Reputação e Gestão de Crise, Tuliana Rosa, as redes sociais proporcionam aos candidatos a oportunidade de construir uma presença digital marcante. “A população precisa reconhecer o trabalho que tem sido prestado, que o que foi prometido tem sido cumprido. As redes sociais precisam ser pensadas como uma política pública de informação sobre aquilo que o cidadão precisa saber”, explicou a especialista.
Solução Informatizada para a Gestão Integrada - Em 2021, a Prefeitura de Nova Mamoré passou a buscar um software de gestão pública para instrumentalizar a área administrativa, de modo a permitir maior controle dos processos internos. “Utilizávamos o mesmo sistema desde 1995. Surgiu a necessidade de inovar para atender as demandas atuais da administração pública municipal”, destacou o Diretor Geral da Tecnologia de Informação da Prefeitura de Nova Mamoré, Gleidson Silva.
O resultado foi à consolidação das contas públicas, tornando-as transparentes e acessíveis aos usuários externos em uma única plataforma digital.
Centro de Empreendedorismo e Inovação - Em Ariquemes, a Prefeitura Municipal desenvolveu um projeto de Cidades Inteligentes com cinco eixos de atuação: saúde, educação, segurança, governança e empreendedorismo. “No Centro de Empreendedorismo e Inovação que será inaugurado amanhã, teremos estúdios de criação de conteúdo digital, laboratório de informática, espaço de coworking, salas de treinamento e espaço maker. Nesse mesmo local, a Guarda Municipal terá acesso à uma Central de Monitoramento da Cidade com Câmeras Inteligentes”, contou o Diretor de Tecnologia e Informação de Ariquemes, Fábio Milani.
WebinarRCD - Desde o início da pandemia, o WebinarRCD tem mostrado, de norte a sul do país, como as administrações municipais têm avançado na implementação de governos digitais com eficiência e eficácia. Mais de 2.500 prefeituras, em 25 Estados, já participaram do evento nos quatro anos da iniciativa. O acervo de soluções para cidades inteligentes está disponível na TVRCD.
Além de políticas públicas e modelos implementados nos municípios, o WebinarRCD abordou soluções tecnológicas disponibilizadas pelo Portal de Compras Públicas. O apoio institucional foi da Associação Rondoniense de Municípios (AROM).
Incra viabiliza créditos e moradias para assentamentos rondonienses
A Emater foi a entidade credenciada para elaborar os projetos produtivos por disponibilizar de um corpo técnico capacitado para atender às famílias
Prefeitura repassa recursos para Associação
Sete associações estão sendo beneficiadas com recursos provenientes do Fumcriança
Prefeitura finaliza instalação de meios-fios na rua Maracatiara (T-20)
Benefício para moradores do bairro JK com conclusão de 400 metros de infraestrutura viária
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook