Prêmio reconhece qualidade de gestão de 136 cartórios em todo o país
A iniciativa, que conta com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, reconhece a excelência de gestão e qualidade no atendimento dos cartórios de notas e de registros do país
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realizou, na última sexta-feira (11/12), a cerimônia de entrega do 16º Prêmio de Qualidade Total. A iniciativa, que conta com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, reconhece a excelência de gestão e qualidade no atendimento dos cartórios de notas e de registros do país.
Foram 92 serviços extrajudiciais premiados em 2020: 92 na categoria Diamante, 21 na categoria Ouro, 18 na categoria Prata e quatro na Bronze. Nesta edição, ainda foram entregues dois prêmios inéditos. O Rubi Master foi entregue aos 26 cartórios conquistaram quatro prêmios Diamantes consecutivos. Já o Rubi Evolução teve sete unidades premiadas por terem tido oito classificações consecutivas no Prêmio com evolução, incluído o resultado obtido no ano de 2020.
A maior quantidade de premiados foi na Bahia, com 22 unidades, seguido pelo Mato Grosso, com 16, e Goiás e Minas Gerais, ambos com 15. Santa Catarina teve 13 cartórios que ganharam o prêmio, e Ceará e São Paulo, 12.
Representando a Corregedoria Nacional de Justiça na cerimônia, o desembargador Marcelo Martins Berthe ressaltou que a iniciativa “incentiva a atividade dos registradores e notários brasileiros”. Já a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional Maria Paula Cassone, afirmou que, no contexto da pandemia da Covid-19, a premiação de boas práticas evidencia uma ação de governança alinhada ao interesse público, que deve ser continuamente incentivada
“Os cartórios do Brasil estão cada vez mais inovadores, eficientes e à disposição da sociedade brasileira”, afirmou o presidente da Anoreg/BR, Cláudio Marçal Freire. “Cumprimento todos os cartórios que se dedicaram para conseguirem serem auditados virtualmente, e não pouparam esforços para mostrar as suas preocupações com os serviços prestados de acordo com as difíceis regras internacionais de gestão, aliadas às novas rotinas de cuidados com segurança e saúde.”
A cerimônia contou ainda com a participação do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique de Almeida Ávila, do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, e do secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes.
Prêmio Continuidade do Negócio
A 16ª edição do Prêmio reconheceu ainda as práticas implementadas sobre Continuidade do Negócio. A Comissão Organizadora destacou, dentre os cartórios auditados, aqueles que apresentaram a iniciativa que melhor representasse o esforço para a Gestão da Continuidade do Negócio durante a pandemia da Covid-19.
Por meio de votação pública aberta no site do Prêmio de Qualidade Total, a ação mais votada, com 57% dos votos válidos, foi realizada pelo cartório de Balsas (MA) que, além de adaptar as instalações para acolher os usuários e os colaboradores nas rotinas do dia a dia, criou centrais de atendimento por meios remotos e iniciou um atendimento drive thru com uma janela voltada para o estacionamento, possibilitando que o usuário tivesse acesso aos serviços sem precisar sair do próprio veículo.
Avaliação
Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria dos cartórios é realizada de maneira independente pela Apcer Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas. Nesta 16ª edição, as auditorias foram realizadas no formato remoto, devido ao distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19.
Os cartórios são avaliados com base em dez critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação; Compliance; e Continuidade do Negócio. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.
Reveja a cerimônia no YouTube
Plenário aprova resoluções que preveem protocolos de segurança cibernética no Judiciário
Todas as normas são decorrentes do trabalho do Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário, instituído por meio das Portarias CNJ 242/2020 e 249/2020
Rede colaborativa vai fomentar inovação no Judiciário
Lançada em 7 de dezembro, a plataforma garante a troca rápida de informações
Justiça Itinerante vai apoiar combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas
O objetivo é promover o atendimento não só na área trabalhista, mas que alcance todos os segmentos da Justiça”, explica a conselheira do CNJ Tânia Regina Silva Reckziegel, que coordena o Comitê
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook